CONSELHO TUTELAR
Novos eleitos destacam ações de combate e prevenção as drogas
"Em 2017, os trabalhos deverão ser concentrados em mais conscientização e palestras junto aos jovens de Rorainópolis", destacou a nova gestão
Por Jefter Reis
Em 11/01/2017 às 20:00
(Foto: Pesquisa por imagem)

Novos membros eleitos para trabalhar no Conselho Tutelar dos direitos da criança e do adolescente falaram à reportagem da Folha Web suas expectativas para o início dos trabalhos em 2017, com novas instalações, na rua Orestes, no bairro Pantanal,no município de Rorainópolis, região Sul do Estado.

A eleição, que aconteceu na tarde de terça-feira, dia 10, contou com a participação do prefeito Leandro Pereira, elegeu como presidente do Conselho, Ana Ribeiro, juntamente com uma equipe que trabalhará por dois anos.

Os conselheiros informaram que o trabalho feito na cidade, no ano anterior, foi importante na luta contra o vício em drogas por adolescentes e jovens, e que para esse novo ano, com a nova gestão, os trabalhos deverão ser concentrados em conscientização e palestras realizadas em escolas do município.

“Nossa esperança é que possamos desempenhar um trabalho voltado ao resgate das crianças e adolescentes do uso de drogas e conscientizar os moradores de nossa cidade, os alertando para os perigos do uso dessas substâncias prejudiciais a vida”, informou um dos conselheiros.

Para a presidente eleita para uma gestão de dois anos, Ana Ribeiro, as maiores dificuldades que os profissionais da área encontram são fazer com que a população entenda o real papel do Conselho Tutelar na cidade, além de uma aproximação maior com os órgãos que atuam no município no auxilio e assistência à pessoas com dificuldades e vícios em drogas e álcool.

“Enfrentamos muitas vezes, em gestões passadas, dificuldades que muitas vezes seriam resolvidas se os pais entendessem seu papel com os filhos e nosso papel com relação aos jovens e adolescentes, pois as vezes temos que estar fazendo um papel que é dos pais estarem realizando, na educação de seus filhos e acompanhamento diário. Nossa função é conscientizar nossos crianças, adolescentes e jovens para prevenir os mesmos quantos aos perigos de qualquer tipo de vício, e quando temos casos de pessoas que já são viciadas, fazer o encaminhamento aos órgãos que cuidam desses problemas. A partir daí, cabe aos pais continuarem a acompanhar seus filhos nessa batalha, explicou a presidente do conselho.

Conforme os conselheiros, os trabalhos realizados, tanto pelo Conselho Tutelar, quanto pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras), Centro Especializado de Assistência Social(Creas), Centro de Atenção Psicossocial (Caps), deverão estar recebendo maior apoio por parte da prefeitura municipal, fazendo com que os resultados esperados sejam alcançados com maior eficiência.

Na fase de novas instalações, os conselheiros receberam a visita da vice-prefeita, JoilmaTeodora, que assumiu a Secretaria Municipal de Trabalho e Bem Estar Social (Semtrabes) no município, com a proposta de uma maior interação entre os órgãos que trabalham voltados ao combate às Drogas e ao álcool.

“Temos boas perspectivas para o trabalho desenvolvido pelos conselheiros em todo município, pois com um apoio maior da parte do executivo municipal, os resultados tendem a ser mais satisfatórios. Sabemos que temos um número de jovens e adolescentes viciados em drogas muito grande em nosso município, por isso, todo o apoio que tivermos a nossa disposição será muito importante para que os resultados apareçam”, reiterou Ana.

Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!