Cotidiano

Núcleo de consulta jurídica gratuita será inaugurado nesta segunda

O Núcleo de Práticas Jurídicas inicia seu trabalho de atendimento ao público a partir da terça-feira, 20.

O curso de Direito da Universidade Federal de Roraima (UFRR) proverá na próxima segunda-feira, 19, a inauguração do seu Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ).

A cerimônia ocorrerá às 17h30, no prédio do Núcleo, localizado em frente ao Bloco I da UFRR. O NPJ inicia seu trabalho de atendimento ao público a partir da terça-feira, 20, por meio do qual oferecerá serviços de aconselhamento, ajuizamento e até acompanhamento processual, gratuitamente a comunidade.

A ideia dos gestores do NPJ é que além de prestar o serviço à comunidade, disponibilizando a consultoria jurídica gratuita, o núcleo também ajude na formação dos acadêmicos do curso de direito, os quais atuarão no atendimento ao público, realizando os serviços aconselhamento, ajuizamento e acompanhamento jurídico.

O NPJ funcionará de segunda a sexta, das 8h às 12h, e contará com a colaboração de alunos de Direito da UFRR que estejam, pelo menos, no sétimo semestre e já tenham cursado as disciplinas teóricas necessárias para iniciarem as atividades práticas dentro do núcleo.

Todo o trabalho feito pelos acadêmicos será acompanhado de perto pelo professor Luiz Bruno Lisboa, coordenador do NPJ.

Segundo ele, a ideia é que a demandas que forem chegando ao núcleo sejam avaliadas e atendidas pelos alunos, dentro dos conhecimentos que eles já possuem.

“Existem ações com determinada complexidade que ainda não podem ser repassadas para um acadêmico, mas como a nossa intenção é resolver o maior número de conflitos possíveis, tudo vai passar por mim e vamos orientar os acadêmicos para que as demandas sejam atendidas. Se entendermos que alguma demanda recebida foge da nossa alçada, nós orientaremos a pessoa a buscar o órgão competente, capaz de analisar aquela questão específica”, destacou Lisboa.

Para a coordenadora do curso de Direito da UFRR, Lívia Barreto, o trabalho no NPJ será uma oportunidade para os acadêmicos testarem os conhecimentos adquiridos na graduação por meio do contato direto com o público

“O núcleo terá a colaboração de alunos que ainda estão em fase de formação e terão a oportunidade de aprender com a prática. A prática real, o atendimento a comunidade, como eles teriam de fazer caso já fossem profissionais, porém com toda a orientação do professor”, explicou Barreto.

Além das consultorias feitas no núcleo, os acadêmicos ainda terão oportunidade de acompanhar as pessoas atendidas em audiências, caso elas sejam necessárias, tendo a oportunidade de vivenciar outras rotinas importantes para sua vida profissional.

A expectativa da coordenação é que o NPJ seja capaz de fazer entre 10 e 15 atendimentos diários. A ideia é que esse número se expanda nos próximos anos, pois todos os acadêmicos do curso de direito, que fizerem parte da nova matriz curricular e estiverem entre o sétimo e décimo semestre, terão de fazer plantões no núcleo.

Quem desejar mais informações sobre os serviços do Núcleo de Práticas Jurídicas da UFRR pode entrar em contato pelo telefone: 3621-3503 ou comparecer no próprio NPJ, que fica localizado no Campus Paricarana da UFRR, em frente ao Bloco I. Os atendimentos ao público estarão disponíveis a partir do dia 20 de março, das 8h às 12h.