Polícia

Número de armas apreendidas já representa 71% do ano passado

Só no primeiro trimestre de 2018, foram 126 apreensões de armas em Roraima

Nos três primeiros meses deste ano, a Polícia Militar de Roraima (PMRR) apreendeu 126 armas em ações policiais. Este número representa 71,59% da quantidade total de armas apreendidas durante todo o ano passado, quando houve a apreensão de 179 revólveres, facas e simulacros.

De janeiro a março, as apreensões foram de 60 armas de fogo, 54 armas brancas e 12 simulacros, imitação de arma de fogo. Os dados foram reunidos com base nos Registros de Ocorrência Policial (ROPs), feitos pela PM neste período.

Em todos os meses, o aumento foi se acentuando. Nos ROPs de apreensões, o ano iniciou com 23 registros de apreensão no mês de janeiro, subindo para 40 em fevereiro e com 63 em março.

Ao fazer um comparativo dos últimos três anos, os recolhimentos voltaram a crescer no ano passado. Em 2015, foram 81 registros, número que caiu para 69 em 2016. Já no ano passado voltou a subir e o ano fechou com 176 apreensões.

Com relação às apreensões de armas brancas, os registros apresentados informam que foram 12 ocorrências em janeiro, 18 em fevereiro e 30 em março. Já os simulacros, que são artefatos que imitam armas de verdade, a PM contabilizou o recolhimento de três itens em janeiro, três em fevereiro e seis no mês de março.

Colaborou a repórter Tarsira Rodrigues