Cotidiano

Número de desabrigados chega a 900 por causa de enchentes

Famílias atingidas estão sendo levadas à sede do município. Prefeito está aguardando relatório para decidir a Decretação de Estado de Emergência

A enchente do município de Uiramutã, localizado a 300km de Boa Vista, na região Nordeste do Estado, deixou cerca de 900 pessoas desabrigadas. As quase 80 famílias que tiveram as casas inundadas estão sendo levadas para a sede do município para receber o atendimento necessário. Apesar da gravidade do ocorrido, o prefeito Manoel Araújo Dedel (PP) ainda não decretou estado de emergência, pois é necessária uma avaliação do nível do desastre, qual foi a abrangência e prejuízos econômicos.

As informações devem ser descritas no Formulário de Informação do Desastre (FID). Apesar de o relatório estar sendo elaborado, já houve um consenso entre a Defesa Civil Estadual e a Comissão Municipal de Defesa Civil de que o quadro é de Decretação de Situação de Emergência. O prefeito declarou que está aguardando a finalização do relatório para decidir a Decretação de Estado de Emergência.

A prefeitura está elaborando um levantamento com o número de pessoas afetadas e prestando assistência com a remoção para as áreas seguras. Também foram disponibilizadas todas as equipes médicas para prestar a assistência à saúde. O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município está auxiliando nas áreas de assistência social e nutricional.

O município está contando com a ajuda de parceiros institucionais, como o Exército, Governo de Roraima, Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Prefeitura de Normandia, Prefeitura de Mucajaí, Prefeitura de Pacaraima, parlamentares, empresários e da população em geral, que tem doado gêneros alimentícios, roupas e utensílios como cama e colchão.

Mesmo com a enchente, a prefeitura ressaltou que não há comunidades isoladas. “O que existe são comunidades inacessíveis em razão das fortes chuvas. O acesso a essas localidades só está sendo possível por meio de barcos”, afirmou. (A.G.G)

Doações podem ser feitas em Boa Vista

Segundo a Prefeitura de Uiramutã, a maior carência das vítimas da enchente é de roupas infantis e redes. As doações podem ser feitas na Representação do Município do Uiramutã, localizada na Rua Arnaldo Brandão, número 905, esquina com a Rua Valério Magalhães, no bairro São Francisco, zona Norte.

Se o doador não tiver como levar as doações até a sede da Representação, pode entrar em contato por meio do telefone 3625-8549 que uma equipe vá até ao local buscar as doações. (A.G.G)

Quinze famílias perderam tudo

O prefeito de Uiramutã, Manoel Araújo Dedel (PP), agradeceu o apoio dado ao município após a enchente ocorrida na semana passada. Considerada a maior enchente da região, ele declarou que é inevitável o pedido de ajuda em relação às comunidades indígenas. “Temos 15 famílias que estão desabrigadas, que perderam tudo”, lamentou.

A enchente levou equipamentos e materiais das escolas e dos postos de saúde. Além disso, os indígenas perderam roças e criações de galinha e porco. Apesar da situação, ele afirmou que a administração e todas as comunidades estão unidas e agradecidas pela ajuda que estão recebendo.

“Quero expressar minha gratidão aos moradores de Boa Vista, que se mobilizaram por meio das redes sociais, à prefeita Nega (PR), de Mucajaí, ao prefeito Gute Brasil, de Normandia, ao prefeito Juliano Torquato, de Pacaraima, a Polícia Militar, Defesa Civil do Corpo de Bombeiros, do Exército por meio do 6º Pelotão Especial de Fronteira (PRF), à governadora Suely Campos (PP) e toda a sua equipe, ao deputado Édio Lopes, que veio até ao município ver de perto a situação e ajudar, assim como o senador Telmário Mota. Juntos, vamos vencer e reconstruir a vida dessas pessoas que perderam tudo”, disse. (A.G.G)

Bombeiros passam susto em avião que tentava decolar

Uma aeronave de prefixo PT-FAI, que levantava voo na comunidade indígena Orinduk, a 20 quilômetros do município de Uiramutã, Nordeste do Estado, derrapou neste domingo, 21, quando se preparava para levantar voo.

O acidente danificou a roda da aeronave, impossibilitando a continuação do voo. Estavam no avião, servidores da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. Os passageiros não sofreram qualquer tipo de ferimento. Conforme o prefeito Manoel Araújo Dedel (PP), o piloto preferiu não seguir viagem. (A.G.G)