Cotidiano

Número de indenizações por invalidez permanente aumentou em 40%

Dados estão disponíveis no último Boletim Estatístico da Seguradora Líder, administradora do Seguro DPVAT

No primeiro bimestre do ano passado, 229 indenizações por invalidez permanente foram pagas. No mesmo período de 2018, o número subiu para 322, registrando um aumento de 40%. Pelos dados disponíveis no último Boletim Estatístico da Seguradora Líder, administradora do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT), Roraima ocupa a quinta colocação de pagamentos da Região Norte.

Além das indenizações por invalidez permanente, o Estado ainda ocupa a mesma posição por pagamentos referentes a acidentes com morte. Nesta circunstância, foram registradas 17 indenizações pagas este ano, duas a mais que o mesmo período do ano passado. Em relação às indenizações por Despesas de Assistência Médica e Suplementares (Dams), o Estado é o último colocado.

Em toda a Região Norte, foram contabilizadas quase seis mil indenizações pagas por acidentes envolvendo ciclomotores, automóveis, motocicletas, caminhões e pick-ups, ônibus, micro-ônibus e vans. A maioria das indenizações, no entanto, envolveu motocicletas, representando 65% dos veículos. Dentre as cinco regiões do país, o Norte apresentou a maior porcentagem em relação ao veículo.

O boletim apontou ainda que mais de 56 mil indenizações foram pagas em todo o país durante os meses de janeiro e fevereiro deste ano. Do total, 76% foram concentradas em motocicletas, apesar de o meio de transporte representar apenas 27% da frota nacional. Entre as indenizações, 32.601 foram por invalidez permanente, 7.191 por Despesas de Assistência Médica e Suplementares e 3.025 por acidentes fatais.

Na Região Norte, o número de indenizações por morte e invalidez envolvendo motocicletas foi equivalente a 13% do resto do país, referente a 4.506 indenizações pagas. Conforme o documento, o período com a maior incidência de acidentes indenizados envolvendo motocicletas pelas duas causas foi o anoitecer, representando 24%, seguido pela tarde, com 21%.

MAIS INFORMAÇÕES – No site www.seguradoralider.com.br estão disponíveis para o cidadão diversas informações sobre o Seguro DPVAT e estatísticas. (A.G.G)