Cotidiano

Número de indenizações por mortes no trânsito cai em RR

O número de indenizações por morte por acidentes de trânsito em Roraima registrou queda de 42,86%, segundo levantamento da seguradora Líder, responsável pela operação de Seguro sobre Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) no País.

Das 33.720 mil indenizações pagas no mês de julho, o que inclui os casos de invalidez permanente e despesas médico-hospitalares decorrentes de acidentes de trânsito (DAMS), 3.630 indenizações foram para familiares de vítimas que morreram em decorrência de acidentes. O aumento foi de 42, se comparado ao mesmo período de 2016, quando foram confirmados 2.541 pagamentos.

Na região Norte, Roraima foi o Estado com menor número de pagamento de indenizações por morte no trânsito, tendo apenas quatro registros em julho deste ano, diferente de 2016, quando houve o registro de sete pagamentos do seguro.

O estado líder em pagamentos na região foi o Pará, com 140 registros; seguido do Tocantins, com 54 registros; Rondônia, com 44 pagamentos, Amazonas, com 41 indenizações; Amapá, com 15 registros; e Acre, com oito notificações.

INVALIDEZ – Em relação às indenizações por invalidez permanente, em julho foram 24.964 pagamentos confirmados no país. Entre os sete estados do Norte, Roraima ficou na quinta colocação entre as unidades federativas da região no pagamento do seguro nesse tipo de situação.

Foram pagos pela Líder 196 indenizações, contra 225 registradas em julho do ano passado, resultando assim em uma redução de 12,89%.

A primeira colocação ficou com o Pará, com 926 indenizações, seguido de Rondônia, com 561 registros; Tocantins, com 431 pagamentos; e Amazonas, com 296 registros. Abaixo de Roraima figuram o Acre, com 85 notificações e Amapá, com 41 pagamentos confirmados.

DESPESAS – Em relação às indenizações por despesas médico-hospitalares, foram 5.136 registros confirmados pela Líder. Nos estados do Norte, Roraima registrou aumento de 150% em relação ao pagamento do seguro nessa modalidade. Foram cinco pagamentos confirmados, dois a mais que o obtido no mesmo período do ano passado, colocando o Estado na penúltima colocação entre as sete unidades federativas da região.

Nessa modalidade, Rondônia foi o estado que mais teve pagamento, com 164 indenizações; seguido do Pará, com 102 registros; Tocantins, com 61 pagamentos; Amazonas, com 32 registros; e o Amapá, com 16 pagamentos. O Acre foi o último colocado, com apenas um pagamento.

OUTROS DADOS – Ainda segundo a Líder DPVAT, as motocicletas lideraram a lista das indenizações pagas por tipo de veículo, com 25.157 pagamentos efetuados, um percentual de 75%.  Bem abaixo disso vem os automóveis, com 6.222 pagamentos (18%), seguido dos caminhões e pick-ups, com 1.145 pagamentos (3%); ônibus/micro-ônibus e vans, com 610 registros (2%); e veículo ciclomotores, com 586 pagamentos confirmados.

Na região Norte, por exemplo, o número de indenizações pagas em decorrência de mortes no trânsito, 63% das vítimas eram motociclistas; 20% conduziam carros; 12% dirigiam caminhões ou pick-ups; 3% guiavam ônibus/micro-ônibus ou vans; e 2% conduziam veículos ciclomotores.
Os homens continuam sendo o principal gênero alvo de indenização, Segundo o órgão, 88% das indenizações por morte em acidentes com motocicletas, por exemplo, foram para vítimas do sexo masculino.

Para os casos de vítimas com sequelas permanentes, 79% das indenizações por acidentes com motocicletas também foram para vítimas do sexo masculino, enquanto as indenizações por acidentes com os demais veículos, pagas também para os homens, representaram 64%, o que demonstra que a concentração de vítimas do sexo masculino é maior nos acidentes com motocicletas do que com os demais veículos. (M.L)