Cultura

Nutricionista dá dicas para montar a lancheira para crianças

Nutricionista responde dúvidas sobre a alimentação infantil

Uma das principais preocupações dos pais é em relação à alimentação infantil, como montar uma alimentação saudável da criança no período escolar. Segundo a nutricionista Talita Nascimento, a melhor forma de manter uma boa alimentação é mantendo a famosa lancheira. Assim, os pais diminuem o consumo de compras na cantina da escola e conseguem oferecer alimentações mais saudáveis aos pequenos.

Outra dica, também, é se preocupar com horários definidos das refeições.  “É essencial para a criança ter uma rotina saudável de sono. Com sucos e frutas”, afirma a especialista.

Confira mais dicas

Frutas com casca ou sem casca?

As frutas com casca aumentam a concentração de fibras, elas desempenham um papel muito importante para o bom funcionamento do organismo e, consequentemente, para a saúde. Por isso, a nutricionista recomenda optar pelas frutas com casca. 

“Como a criança já consegue mastigar, não há problema, apenas é necessário alertar para a higiene das frutas”.

Leite de soja x Leite de vaca

O leite de soja é indicado somente para crianças com alergia ao leite de vaca, pois ele é isento de cálcio. Este é o principal mineral que compõe a estrutura óssea e dentes em nosso organismo. Ele é responsável por processos como: contratura muscular, coagulação do sangue e transmissão de impulsos nervosos. Portanto, a especialista reforça que o leite de vaca é o mais indicado. 

“O leite de vaca é essencial para o desenvolvimento da criança pelo cálcio, e deve fazer parte da alimentação”.

Frutos do mar

Como esses alimentos têm elevado potencial alergênico, eles só podem ser introduzidos na alimentação infantil a partir dos 2 anos de idade. “Na idade escolar não há problema, contanto que não seja em excesso, procurar pelas refeições menos calóricas e se preocupar sempre com alimentos frescos e limpos”.

Sem carne vermelha, pode? 

A carne vermelha é a principal fonte de proteínas, zinco, gorduras e ferro para o organismo da criança. “Os outros tipos de carnes não possuem a mesma concentração dos nutrientes, antes de optar por uma dieta vegetariana consulte um nutricionista, que poderá definir uma dieta para recompensar esses nutrientes”.