Cultura

Nutricionista explica os benefícios de incluir o Alho na Dieta

Nutricionista recomenda comer dois dentes de alho cru ao dia para se obter melhor os benefícios

O alho é um antibiótico natural extremamente eficaz à nossa saúde. Ele é um antimicrobiano com efeitos benéficos ao coração e circulação, além de possuir propriedades antissépticas, diuréticas e de combate à febre.

Ele ajuda, por exemplo, a evitar resfriados e na evolução da arteriosclerose. Por isso, é indicado nas afecções catarrais agudas e crônicas, como as bronquites que dificultam a respiração, tuberculose e pneumonia. Se o alho for preparado sob a forma de essência, também ajuda a aliviar os estados asmáticos e funciona como depurativo do sangue. As aplicações de preparados à base de alho estimulam o crescimento dos cabelos.

“O alho é considerado um super alimento, isso porque ele em pequenas quantidades já surte efeito, ele é antifúngico, antibacteriano, protetor cardiovascular prevenindo infartos e derrames, baixa as taxas de colesterol, combate infecções como gripes e resfriados, aftas, gastroenterites, herpes, bronquites e outras inflamações por ser rico em antioxidantes”, explica a nutricionista Andressa Dabela.

Muito usado em chás para combater gripes e resfriados ele não é só remedinho de vovó. “Ele é eficaz para combater a gripe por conter a alicina, composto característico do odor forte do alho. A alicina interrompe as transformações químicas nocivas que as doenças produzem”, completa.

Para aproveitar melhor os benefícios do alho é recomendado que se coma dois dentes de alho por dia, preferencialmente crus ou adicionados no cozimento para não perder as propriedades nutritivas do alho.

“O alho tem um efeito cardiovascular protetor muito grande, dois estudos das universidades americanas de Connecticut e australiana Adelaide mostram que o consumo moderado do alho contribui no tratamento da hipertensão e na prevenção da formação de placas de ateroma, que são placas de gordura que podem causar infartos. É chamado de aspirina vegetal por conter efeitos tão benéficos como os medicamentos usados para diminuir as agregações plaquetária, resumindo: ele afina o sangue. Portanto por mais ruim que seja para o hálito ele é um enorme amigo do peito e companheiro indispensável nas gripes, então consuma alho”, explica a especialista.

Propriedades do Alho

O alho possui um valor nutricional riquíssimo; é composto de vitaminas (A, B1, B2, B6, C, E), aminoácidos, adenosina, sais minerais (ferro, selênio, enxofre, silício, iodo e cromo), enzimas e compostos biologicamente ativos como a alicina.  A alicina é um potente antibiótico, muito eficaz na eliminação de micróbios e bactérias que causam doenças respiratórias e digestivas. Além do mais, se trata de um antibiótico seletivo: por ser natural, elimina as bactérias nocivas sem causar dano àquelas que são boas para nosso organismo.

Ele tem substâncias com potencial antimicrobiano, antiviral e anticoagulante. Possui ação diurética, expectorante, antifúngico, antiespasmódico, vasodilatador, imunoestimulante e broncodilatador.