Cultura

Nutricionista explica quais são os alimentos certos para comer durante a noite

Saber o que comer a noite para emagrecer é muito importante para facilitar o processo de emagrecimento e ajudar na manutenção do peso saudável. O jantar é uma refeição muito importante e algumas pessoas que desejam emagrecer acabam cortando essa refeição do cardápio.

Nesse momento, entra em questão outro grande mito do emagrecimento: “comer carboidrato a noite engorda”. Esse conceito é tão difundido que não é difícil ver pessoas recusando qualquer lanchinho após as 18h por medo de que o alimento consumido vai se tornar, imediatamente, uma gordurinha localizada.

De acordo com a Nutricionista Andressa Dabela, o corpo precisa ser alimentado também no horário noturno e a janta pode até ajudar a emagrecer.

“Depende do que compõe o jantar. Por exemplo, se no seu prato tem macarrão, arroz, farofa, pouca salada e carne, então ele irá fornecer muita energia que seu corpo vai estocar, o que pode fazer com que você engorde. Mas se você apenas come uma proteína, salada, um macarrão sem molho, dessa forma não irá aumentar o peso. O carboidrato até ajuda a acalmar e induzir o sono. Porem não se recomenda comer arroz branco, macarronadas com molhos gordurosos”, explica a nutricionista.

O indicado é escolher um lanche, fruta, mingau, leite, proteína com carboidrato e salada. “Depende também da fome de cada um, proteínas saciam mais e por maior tempo. Então associar um peixe, frango ou carne com saladas seria uma boa opção”, conta.

Se o indivíduo pratica qualquer esporte ou academia deve-se comer antes e depois de cada atividade, desde que seja algo leve e que hidrate antes, como uma vitamina ou fruta com pão. A especialista indica que após o exercício deve-se hidratar e repor o açúcar e proteínas com frutas, castanhas, batata doce ou macaxeira, um omelete ou um simples peixe grelhado com salada.

“Os alimentos da ceia devem ser controlados, pois o metabolismo é mais lento durante a noite. Isso não significa fechar a boca e passar fome. Pelo contrário: escolher um cardápio leve e balanceado ajuda você a dormir bem e até a perder alguns quilinhos”, disse.

Segundo a nutricionista, é preciso entender que o organismo não funciona de forma tão cronometrada: os carboidratos são tão importantes à noite quanto pela manhã. A diferença é que, como a maioria das pessoas costuma diminuir o nível de atividade ao fim do dia, deve-se também diminuir a quantidade desses alimentos no prato, principalmente perto da hora de dormir. Ainda assim, a forma como eles vão compor o cardápio depende do estilo de vida de cada indivíduo.

“Para qualquer pessoa, o grande segredo é o equilíbrio e a qualidade desses carboidratos. Se eles forem bem distribuídos ao longo do dia e, principalmente, forem consumidos através de fontes saudáveis como, legumes, verduras, grãos e cereais integrais, certamente darão energia e, até mesmo, beneficiarão a boa forma” finaliza.