Entretenimento

O sedentarismo deixa seu corpo 8 anos mais velho

Estudo sério mostra que ficar muito tempo parado acelera o envelhecimento do organismo feminino como um todo

Dos primeiros cabelos brancos às rugas na pele — passando por alterações em órgãos e vasos sanguíneos —, os sinais do envelhecimento podem aparecer antes ou depois do que a idade cronológica, por si só, sugeriria. Fatores como tabagismo, alcoolismo, alimentação e estresse também determinam a vida útil e a renovação das células do nosso organismo. E pode acrescentar o sedentarismo a essa lista, de acordo com os resultados de uma pesquisa da Universidade da Califórnia em San Diego, nos Estados Unidos.

Nesse estudo, um time de especialistas recrutou 1 481 mulheres com idade média de 79 anos. Elas se submeteram a exames e preencheram um questionário relacionado a seus hábitos. De quebra, foram monitoradas com a ajuda de um acelerômetro — um equipamento que mede a movimentação ao longo das horas — por sete dias seguidos.

O objetivo era medir o impacto da falta de exercício no comprimento dos telômeros de células de defesa. Trata-se de componentes que ajudam a proteger as células da deterioração e a evitar mutações nocivas. Com o passar dos anos, eles naturalmente ficam menores, aumentando a probabilidade de câncer, doenças cardiovasculares e diabetes.

No resultado, as voluntárias que costumavam se exercitar menos de 40 minutos por dia e passavam mais de dez horas sentadas apresentavam telômeros menores e uma idade celular até oito anos superior à cronológica! “Isso mostra que a discussão sobre a prática de exercícios físicos precisa começar na juventude e que o esporte deveria fazer parte da nossa rotina até o fim da vida”, opina Aladdin Shadyab, um dos condutores do estudo.

Dicas para fugir do sedentarismo

Use menos seu carro

Além de não ser mais um a poluir o planeta, caminhar a lugares próximos de casa sem usar seu carro é melhor. É sempre bom para enterrar o sedentarismo de vez caminhar a lugares próximos de casa, agora caso você precise carregar bolsas pesadas ou objetos pesados que possam prejudicá-lo, utilize seu automóvel.

Faça serviços em casa

Serviços domésticos em casa, além de evitar o sedentarismo, queimam bastantes calorias.

Alongue-se

É sempre bom fazer alongamentos durante o dia, estando em casa, na faculdade ou no trabalho o alongamento ajuda aliviando a tensão, relaxa e ainda ajuda a pessoa a se concentrar, então sempre que puder dê uma alongada.