Cotidiano

OAB-RR e Estácio firmam parceria para integração de estudantes com profissionais da advocacia

O auxílio ao profissional em início de carreira e oficinas profissionalizantes são algumas as atividades previstas na parceria entre as duas instituições

Com o propósito de fortalece ainda mais a interação entre a academia com os trabalhos desenvolvidos pela Ordem dos Advogados do Brasil, a OAB Roraima e o Centro Universitário Estácio da Amazônia firmaram parceria que deverá preparar os futuros profissionais da advocacia para o mercado de trabalho.  

A assinatura aconteceu ontem, 07, na sala de reuniões da Caixa de Assistência dos Advogados de Roraima (Caarr). Além do presidente da OAB, Rodolpho Morais, e seu vice, Ednaldo Vidal, a ação contou a presença da reitora do Centro, Brena Linhares, do coordenador do curso de Direito, Pedro Cerino, e de membros da Comissão da Jovem Advocacia da Seccional Roraima.

“Queremos uma interação maior entre os acadêmicos do curso de Direito e a nossa Seccional, por meio da Comissão da Jovem Advocacia. E para que isso ocorra, teremos fórum jurídico, participação da advocacia em início de carreira no Núcleo da Estácio, a participação dos alunos nas atividades da Comissão. Enfim, estamos organizando uma série de ações que vão interessar a todos”, observou Morais.

A reitora do Centro Estácio, Brena Linhares, ressaltou que o momento trata-se de uma formalização das atividades conjuntas que já vem sendo feitas entre as duas instituições. “Estamos renovando nossa parceria que envolve a academia com a prática. Portanto, é uma via de mão dupla, uma vez que é interessante para os estudantes que vão poder praticar antes de concluir o curso, e também para a OAB, que estará sempre perto da academia, ajudando na formação dos profissionais da advocacia”, ressalta.

As atividades previstas no termo de cooperação técnica são, por exemplo, o auxílio ao profissional em início de carreira e oficinas profissionalizantes por meio da Comissão, além da utilização de cabines do Núcleo Jurídico da Estácio pelos profissionais voluntários, bem como a realização do Fórum Jurídico Acadêmico com os trabalhos de conclusão de cursos.

A Comissão da Jovem Advocacia, presente à reunião, destacou a importância da parceria, lembrando a experiência que cada um teve quando deixou a academia e as dificuldades encontradas no início da carreira. Para as advogadas presentes, a iniciativa vai proporcionar acima de tudo um estímulo à prática da advocacia após a conclusão do curso, como também contribuir de forma efetiva para enfrentar os primeiros desafios da profissão, quando se chega ao mercado de trabalho.

“Essa foi a maneira que encontramos de nos aproximar dos estudantes, de estarmos próximo, dando assistência no que for necessário, desde o momento do estágio até o ingresso dele na OAB”, reforçou o presidente da Comissão, Ângelo Peccini.

Com informações da OAB Roraima.