Cultura

ONG busca parceiros para oferecer óculos gratuitos para crianças carentes

Entre as ações, a ONG realizará o Projeto Um Novo Olhar, uma parceria inédita onde alunos da rede pública terão acesso gratuito a óculos de grau

Discutir questões de cidadania e protagonismo juvenil, incentivando o senso crítico e o associativismo, promovendo uma cultura de paz entre os jovens por meio do esporte, da música e dança, entre outras atividades. Essa é a proposta da ONG Movimento-ID sediada no bairro Jóquei Clube, zona oeste da cidade.

De acordo com Fábio S. Cavalcante, o início da entidade aconteceu com um grupo de estudantes que buscaram uma alternativa de lazer e profissionalização para os jovens do bairro.

Entre as ações, está o projeto Um Novo Olhar, uma parceria inédita da ONG com a Renovatio, que levará aos alunos da rede pública o acesso gratuito. No entanto para que este projeto saia do papel, eles necessitam de voluntários.

“Estamos buscando parceiros que possam se tornar padrinhos do programa, para que possam assegurar aos alunos consulta médica oftalmológica gratuita”, contou.

Segundo ele, o Movimento-ID projeta-se para ações voltadas à ação social.

“Buscamos inicialmente sensibilizar a sociedade, com nossa mensagem social. Estabelecer um ambiente de formação e desenvolvimento humano, estabelecendo a partir de projetos práticos, uma ação de mobilização social”, explicou.

A ONG tem uma sede própria recém-inaugurada, localizada na Rua Silver, 183 no Bairro Jóquei Clube.

“Será um lugar que servirá para encontros, onde poderemos realizar cursos profissionalizantes entre outros. No local serão oferecidos cursos de horticultura, artesanato e jardinagem”, finalizou. Na programação, a ONG oferece cadastro para as inscrições no curso “Cozinha Brasil”, serão 120 vagas.

Histórico

O primeiro passo do movimento se deu em 2012, quando os estudantes tiveram a oportunidade de apresentar o projeto de turismo e experiência no Fórum Mundial de Educação e Tecnologia.

“Tivemos a oportunidade de apresentar nosso estado e estabelecer contatos com diversas instituições. O que levou ao Movimento-ID a nossa 1ª viagem de articulação para Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, onde se estabeleceu parcerias com entidades referências nos setores que atuamos”, relatou.

A partir daí, o grupo chegou a ser eleito para uma cadeira de representação no Conselho Municipal da Cidade de Boa Vista.