Cotidiano

ONG realizará ação social para venezuelanos refugiados

O coordenador de emergências da Visão Mundial, Eugênio Rodrigues, disse que a ação será a primeira de muitas

ERASMO SIQUEIRA

Editoria de Cidade

 

Com o objetivo de ajudar os venezuelanos recém-chegados no estado e os que já vivem na região, a organização não governamental Visão Mundial realizará uma ação em parceria com a Casa de Los Niños neste domingo (25) em Pacaraima, localidade que faz fronteira com a Venezuela. Serão distribuídos mil kits de ajuda para os refugiados que cruzam a fronteira.

Cada kit conta com barra de cereal, água e uma fruta para os venezuelanos que chegam ao município de Pacaraima. A recepção será feita pela equipe das duas ONGs e por voluntários que farão atividades recreativas no local.

O coordenador de emergências da Visão Mundial, Eugênio Rodrigues, falou que as ações focam em crianças e adolescentes para ajudá-los na integração com os brasileiros. “O nosso objetivo é acolher, proteger e oferecer ações de resiliência para crianças e adolescentes refugiados em Roraima, através da capacitação de uma rede local colaborativa para implementação de metodologias que possam ajudar a superar a crise e facilitar a integração da população local”, afirmou.

Segundo a Coordenadora Casa de Los Niños Jaqueline Rocha, por causa da forte crise econômica e política dos últimos anos, milhares de venezuelanos têm procurado ajuda no Brasil. Estima-se que 600 a 800 refugiados entram no país diariamente. Alguns percorrem, a pé, um caminho de 215 quilômetros que separa o município de Pacaraima, na divisa com a Venezuela.

“Os números de venezuelanos que procuram nosso país para sobreviver é alarmante, por isso estamos nessa luta de ajudá-los e em parceria com a Visão Mundial, vamos expandir nossas ações aqui no estado na assistência social e eles”, frisou a coordenadora.

SURGIMENTO E HISTÓRIA ONG VISÃO MUNDIAL – Em 1947, o norte-americano Robert Pierce, pastor e correspondente de guerra, ao visitar um orfanato na ilha de Xiamen (Estreito de Formosa – Taiwan), se sensibilizou com a situação de White Jade, uma criança órfã da guerra.

A professora alemã Tena Hoelkedoer, incapaz de cuidar da menina sozinha, pediu ajuda a Pierce, pois o orfanato não tinha condições de prover alimento para mais órfãos. Bob Pierce, como era conhecido, deu à professora seus últimos cinco dólares e fez um trato com ela: todos os meses enviaria a mesma quantia para ajudá-la a cuidar de Jade.

É nessa promessa que está a causa da Visão Mundial, fundada por Bob Pierce, três anos depois, em 22 de setembro de 1950. Após a Guerra da Coreia, Pierce teve a ideia de ajudar os milhares de órfãos através de doações mensais. Também na Coreia, em 1954, o primeiro escritório de campo da Visão Mundial foi fundado.

Nas décadas seguintes, a Visão Mundial expandiu seu trabalho pela Ásia, América Latina, África e Leste Europeu. Nos anos 1970, ao perceber que o apadrinhamento tradicional não atacava as causas da pobreza, a Visão Mundial implantou o modelo de desenvolvimento comunitário e de assistência humanitária em situações de emergência, que vem sendo constantemente aprimorado até hoje. (E.S)