Cotidiano

ONGs que resgatam animais precisam de doação para continuar com ações

Entidades trabalham em parceria com clínicas veterinárias, onde os débitos são pagos com doações ou recursos arrecadados em eventos filantrópicos

A quantidade de animais abandonados cresce pelas ruas de Boa Vista. A ausência de um plano de controle para mudar a situação é o principal motivo para a criação de Organizações Não Governamentais (ONGs). Na Capital, as ONGs Yawara e Arca realizam um trabalho de resgate, cuidados médicos e doação de animais domésticos. Mas a falta de recursos financeiros acaba limitando a ação dessas entidades, que dependem de voluntários e doações.

A Yawara, Associação de Proteção a Animais, há mais de dez anos desenvolve um trabalho em prol do bem-estar de cães e gatos abandonados. “Começou com um pequeno grupo de pessoas que prestavam socorro a esses animais. Encontravam na rua, recolhiam, levavam ao veterinário, cuidavam e, por fim, achavam um dono. Desde criança eu fazia isso na minha casa, em São Paulo, mas aqui eu me realizei quando entrei para a ONG”, disse Débora Almeida, membro da direção da associação.

Financeiramente mantida por doações e campanhas, a Yawara trabalha em parceria com duas clínicas veterinárias, a Clínica Dr. Kleber e Vet Center. Realizam brechós e ações para angariar fundos e pagar as contas e, assim, conseguir ajudar mais animais. “A conta fica em aberto na clínica e, então, os colaboradores podem ajudar com qualquer quantia para quitar o débito”, comentou Débora.

Hoje, a entidade possui 27 animais no abrigo e dez em lar temporário, casas de voluntários onde ficam quando não estão aptos a irem para o abrigo ou quando não há mais espaço no local. Para entrar no abrigo, mesmo que haja vaga, o animal passa por um processo de quarentena. Após ser vacinado, ele espera um prazo de 15 dias para que fique imunizado e não adquira ou transmita doença.

ARCA – Com dois anos de existência, a Associação Roraimense de Cuidados Animais (Arca) surgiu quando dois amigos resolveram cuidar de dois cachorros encontrados na rua. Foram iniciadas as postagens sobre animais perdidos e, após um tempo, o trabalho de resgate. Como qualquer outra ONG, há dependência de doações, seja de ração, material de limpeza ou dinheiro.

Uma das coordenadoras da Arca, a psicóloga Inaé Alves, explicou à Folha o procedimento de resgate e a parceria com as clínicas Vet Center e Emporium Animal. “Quando recebemos um caso ou encontramos algum animal na rua, eles são levados às clínicas parceiras. As consultas vão para a nossa conta e aí há necessidade de criarmos vendas. Atualmente estamos com dívidas muito altas e não estamos podendo resgatar nenhum animal”, frisou.

Mesmo com a atitude solidária, as organizações não possuem qualquer tipo de apoio, além das clínicas veterinárias. Os abrigos são casas alugadas pelos próprios integrantes e todo o custo é, muitas vezes, pago por eles. “Às vezes, as pessoas acham que é uma obrigação nossa resgatarmos todos os animais das ruas, mas não é possível. Elas poderiam, então, se conscientizar de que também podem ajudar esses cães e gatos. Você estará fazendo um bem para o animal, e não para a associação ou outra pessoa”, frisou Inaé.

“A ONG só existe porque não há um cuidado com esses animais no sentido de castração ou controle populacional. Se houvesse, seria tudo bem melhor. É uma grande quantidade de animais na rua sofrendo e poucos voluntários e recursos financeiros para dar conta”, disse Débora Almeida.

Recentemente, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE) aprovou uma lei de autoria do deputado Brito Bezerra (PP) para tratar da guarda responsável, proteção, identificação e o controle populacional de cães e gatos, proibindo a extinção desses animais em zoonoses e canis. Em março de 2016, também foi aprovado o projeto de lei da deputada Aurelina Medeiros (PSDB), formada em Medicina Veterinária, que constitui a Semana de Conscientização e Proteção aos Animais.

DOAÇÕES – Os interessados em prestar doação de ração, material de limpeza ou dinheiro podem contatar a Yawara pelos números : 98114-6613 (Débora Almeida – Yawara) ou 99115-5073 (Andréia Marques – Yawara).

Para ajudar a Arca com material de limpeza e ração, podem entrar em contato com os números: 98118-9955, 99126-4910 ou 99127-1691. No caso de doação monetária, o depósito poderá ser feito para Banco do Brasil, Itaú e Caixa. Para adquirir os dados bancários, basta entrar em contato com qualquer um dos números disponibilizados.