Cotidiano

Objetivo é aproximar população da Câmara Municipal, diz vereador

O vereador Ítalo Otávio avaliou como gratificante a primeira sessão itinerante da atual legislatura da Câmara Municipal de Boa Vista, realizada na terça-feira passada, 18, no loteamento Pedra Pintada, zona rural da Capital. A sessão contou com a presença dos parlamentares e de centenas de moradores, que fizeram reivindicações dos principais problemas da localidade.

“A ideia é realizar outra sessão ainda este mês. Acredito que ainda nessa semana o presidente Mauricélio Fernandes (PMDB) delibere sobre esse assunto, mas ainda não foi definido qual a próxima localidade que será ouvida”, explicou o vereador. “Foi uma experiência única e que eu espero que não seja a única”, afirmou o parlamentar em entrevista ao programa Agenda Parlamentar no sábado 22, na Rádio Folha 1020 AM.

Ítalo Otávio explicou que a ação era um dos pontos já abordados pela Casa, ainda no início do mandato, com o intuito de aproximar a população da Câmara Municipal. “Era um assunto que todos os vereadores já tinham abraçado, desde o ano passado. Sair de dentro da Câmara era talvez o ponto mais importante. Só que a gente sabe que é um processo bem burocrático. O requerimento da sessão itinerante foi da vereadora Miriam Reis e ela, por ter mais experiência, conduziu isso com muita inteligência”, disse.

“Esse é o papel do vereador. Ele tem que sair da sua zona de conforto e ir lutar pelos moradores. Acredito muito no poder da população. O que o morador quer, se estiver dentro da legalidade, ele é capaz de conseguir. E a sessão faz justamente isso, nos aproxima muito da população. É esse o intuito da Câmara hoje”, afirmou.

PEDRA PINTADA – Segundo Ítalo, o Pedra Pintada foi escolhido por ser uma área que carece de muitas melhorias, como o abastecimento de água, coleta de lixo, transporte público e infraestrutura. No entanto, a principal delas, dita pelos moradores, é a regularização fundiária junto ao Instituto de Terras e Colonização de Roraima (Iteraima).

“Os moradores ficam sem entender por que ainda não tem uma definição. E nessa sessão, nós tivemos um representante do Iteraima falando, em nome do órgão e em nome da governadora Suely Campos, que em menos de 50 dias terão uma posição definitiva sobre a situação”, declarou Ítalo.

O vereador ainda garantiu que a Câmara Municipal vai montar uma comissão entre os parlamentares que vão acompanhar o processo. “É um desafio, em tão pouco tempo, mas esperamos que dê certo. Quem tem a ganhar são os moradores”, pontuou. (P.C)