Cultura

Obra conta a história de uma mulher que luta pelo direito de moradia

Ana Maria cria quatro gatos e luta para ter direito ao seu terreno de morada. O livro será lançado nessa segunda-feira (12) no Auditório Alexandre Borges da Universidade Federal de Roraima

Uma mulher casada, que cria quatro gatos e luta para ter direito ao seu terreno de morada. Essa é a história de Ode de Ana Maria, um romance fantástico escrito por Simão Farias, Professor do Curso de Comunicação Social da UFRR. O autor lança o livro nessa segunda-feira (12).

A obra é o oitavo livro e o quarto de ficção de Simão Farias e tem como roteiro a luta da protagonista pelo terreno de sua morada e a tentativa de reunir os moradores do distrito em favor de sua causa.

Pela primeira vez, o autor escreve um romance, onde a protagonista vive uma crise social e cultural.

“Nunca pensei que escreveria um romance um dia, pois é um gênero que requer a construção de uma trama longa, com mais personagens envolvidos no mesmo ponto de tensão e características específicas de conflito e sua resolução. Sempre escrevi narrativas curtas, como contos, até que surgiu este romance ‘Ode de Ana Maria’”, relatou Simão.

Segundo ele, a inspiração para escrever um livro pode surgir a qualquer momento.

“Primeiramente vem a imagem primordial, a partir dela vou imaginando a trama que vai se desenvolver, os personagens envolvidos até que a história ganha corpo e vai convergindo para o ponto de tensão e sua resolução”, contou.

A capa da obra é ilustrada pelo professores Neide Santos e Miguel Bartolo. “Pedi a eles que fosse uma pintura impressionista no estilo de Van Gogh e Monet e envolvesse imagem referente ao enredo do livro”, disse o autor.

Lançamento

O lançamento acontece no Auditório Alexandre Borges da Universidade Federal de Roraima, a partir das 19h30.

Durante o lançamento haverá apresentação musical com Claudia Lima e Orlando Junior, além de declamação de trecho do romance feita pelo historiador e estudante de jornalismo, Fábio Almeida. Ode de Ana Maria tem 141 páginas e vai custar R$ 30.

O autor

Simão Farias é natural de João Pessoa – Paraíba e professor do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Roraima desde 2004. Concluiu Mestrado e Doutorado na área de Literatura e Cultura. Seus livros de ficção são “De Literatura e Cinema” (2009), “Tramas de sujeitos e identidades” (2010), “Memória de vôos rasos e gravidades” (2016) e “Ode de Ana Maria” (2016).

Trecho do romance Ode de Ana Maria

Ana Maria amanheceu pesada no dia seguinte, coberta pela poeira das horas. Não seria um dia fácil, pois teria que resolver as urgências dos outros que também eram suas. Espreguiçou-se tentando afastar de si o nevoeiro de grãos de areia cálidos que também invadiram sua casa. A casa toda reunia o silêncio do lugar e do mundo. Estava sozinha, ela no meio do Nada. Morava a três quilômetros de distância do vizinho mais próximo e as casas eram divididas por estreitas e pequenas estradas de terra e barro, distância relativamente curta em situações pouco urgentes.  

Serviço
Lançamento do Livro
Ode de Ana Maria
Data: 12 de dezembro
Local: Auditório Alexandre Borges (UFRR)
Hora: 19h30