Cultura

Obra do artista plástico Walniro Souza passa por restauração após 40 anos

“Paisagem Roraimense” faz parte do acervo do Palácio da Cultura Nenê Maccagi.

Uma das obras do artista plástico roraimense Walniro Souza, passou por restauração após 40 anos de criação. A obra “Paisagem Roraimense” faz parte do acervo do Palácio da Cultura Nenê Maccagi, desde a fundação, no ano de 1992.

O artista que restaurou a obra foi Augusto Cardoso, que em um mês e meio de trabalho conseguiu revitalizar o quadro que estava desgastado pelo tempo, trazendo de volta o viço e as cores vibrantes da pintura.

Para o pintor, é um honra ajudar a manter viva a memória do amigo que segundo ele, era um artista brilhante. “É uma satisfação poder restaurar essa obra do Walniro, que faleceu há um ano e meio. Ele foi um grande amigo e um excelente artista, e com esse trabalho acabo contribuindo para que a memória dele seja preservada”, destacou.

Cardoso explicou como foi feito o trabalho de restauração da obra. “A restauração começa com a avaliação do quadro, passa pela limpeza e só por último é que a pintura ganha pinceladas, o trabalho é muito delicado e feito com matérias primas especiais, preservando ao máximo a originalidade e personalidade da obra”, explicou.

A Secult (Secretaria Estadual de Cultura) está fazendo um trabalho de revitalização, catalogação e restauração das obras de arte que fazem parte do acervo histórico do Estado.

A titular da Secretaria, Selma Mulinari, destacou que essa é uma forma de valorizar a cultura e a obra dos artistas locais. “O Walniro é um dos expoentes das artes plásticas de Roraima, e nosso papel é preservar para que a história, e as obras dele e de outros artistas se perpetuem”, destacou.

Fonte: Secom-RR