Cultura

Obra resgata memórias de missionários da Consolata

Narrada em 144 páginas, o livro será lançado oficialmente na próxima terça-feira, 22, na Universidade Federal de Roraima

Para comemorar os 70 anos dos Missionários da Consolata em Roraima, a Diocese de Roraima lançaram na próxima terça-feira, 22, no auditório do Centro de Ciências Humanas (CCH) da Universidade Federal de Roraima (UFRR), o livro “O Encontro – Nohimayo”.

Organizada pelo padre e antropólogo Corrado Dalmonego e pelo jornalista Paolo Moiola, a obra possui 144 páginas que contam as memórias dos religiosos com o povo Yanomami, por meio da Missão Catrimani.

“O princípio fundamental deste novo modelo de missão é anunciar a alegria do Evangelho no silêncio e no diálogo, gerando laços de amizade e alianças na ótica do bem viver. Os testemunhos vindos do Catrimani nos falam de uma missão conduzida pelo Espírito de Deus vivo e atuante nas pessoas, nos povos, nas culturas e nos gestos que defendem a vida”, destaca a Diocese.

Segundo a entidade, ao longo dos anos, a convivência dos indígenas com os Missionários da Consolata, iniciada em 1965, contribuiu para o surgimento de um modelo de missão fundado sobre o respeito e o diálogo, resultando em ações concretas em defesa da vida, da cultura, do território e da floresta: a Casa Comum. Essa mesma visão é compartilhada pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi), cujo presidente, dom Roque Paloschi (bispo de Roraima entre 2005 e 2015), assinou a apresentação desse livro.    

“O livro recolhe textos de autores e de teor diferentes: testemunhos de missionários e missionárias que, em distintas etapas, partilharam suas vidas na Missão; depoimentos de algumas lideranças Yanomami que refletem sobre o significado da convivência com os missionários; apreciações, por parte de estudiosos e pesquisadores, das características peculiares dessa presença missionária”, informou.

Além do lançamento do livro, previsto para o horário das 18h30, haverá ainda palestras com o coordenador do Conselho Indigenista Missionário (Cimi Norte 1), Laurindo Lazzaretti; com o autor da obra, Padre Corrado Dalmonego; e com o presidente da Hutukara Associação Yanomami, Davi Kopenawa Yanomami.

 

SERVIÇO

Lançamento do livro “O Encontro – Nohimayo”
Horário: 18h30
Local: Auditório do Centro de Ciências Humanas (CCH) da UFRR
Endereço: Avenida Ene Garcês, 2413 – Aeroporto