Cotidiano

Obras de drenagem inacabadas prejudicam moradores do Buritis

As chuvas já começaram a prejudicar quem mora na Rua Raimundo Filgueiras, no bairro Buritis, zona Oeste da capital, que há mais de um ano esperam por asfaltamento e obras de drenagem. No início do ano, a Prefeitura de Boa Vista deu início ao serviço no local, quebrando inclusive as calçadas. Contudo, com a chegada do inverno, as obras foram interrompidas.

Um morador, que preferiu não ser identificado, contou que a destruição das calçadas tem sido o principal problema, uma vez que a água da chuva acaba acumulando em frente às casas. “Nossas crianças continuam na sujeira dentro das escolas, sujeitos a pegar doenças devido à poluição, nossos muros e calçadas todos detonados, sem falar das nossas casas. Perdemos até o gosto de entrar em nossos lares devido à grande sujeira”, disse.

A dona de casa Francisca Pereira se mudou recentemente para a rua e já começa a sofrer com a falta de estrutura. Nesta semana, durante a chuva, ela tentou sair de casa e se deparou com uma poça de água e lama. Para sair, ela precisou quebrar um pedaço do concreto deixado pelas equipes da prefeitura. “Quando eu quebrei, a água teve pra onde escorrer. Nem precisou chover muito”, contou.

Para a autônoma Elza Lira, a complicação também é sentida quando não chove, devido à poeira que sobe. Mesmo se recuperando de uma doença causada pela poeira, ela informou que procura entender o lado da prefeitura. “A gente reclama tanto de rua, asfalto e buraco, mas agora eles pelo menos já começaram a fazer. Moro aqui há 26 anos e só eu sei o que já sofri com essa rua”, frisou.

Na contramão dos demais moradores, a confeiteira Marinalva Rodrigues não vê problemas na situação da rua, já que as obras foram iniciadas. Para ela, é melhor passar pelas dificuldades por tempo determinado a ficar sem os serviços. “A prefeitura informou que ia destruir tudo isso para construir de novo depois. Agora é só esperar essas chuvas passarem para a continuidade. Não vejo problema”, pontuou.

OUTRO LADO – A prefeitura comentou que a obra de drenagem na Rua Raimundo Filgueiras é fundamental para a eliminação de pontos críticos de alagamento na região. A Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo (Smou) informou que as obras de drenagem já foram finalizadas, e agora aguarda condições climáticas para iniciar o asfaltamento e a conclusão das calçadas. A gestão pontuou que esta é uma demanda antiga da população daquela área e que, por serem complexas, obras de drenagem eventualmente causam transtornos, apesar de os benefícios serem maiores. (A.G.G)