Cotidiano

Obras do Mercado São Francisco devem iniciar na próxima semana

Cerca de 40 feirantes serão alocados em local com serviço de restaurante, café, venda de frutas, grãos, peixes, frutos do mar e outros serviços

A revitalização do Mercado Municipal do São Francisco, localizado na Avenida Major Williams, teve o primeiro passo concreto para sua efetivação. Na manhã de ontem, 23, no auditório do Palácio 9 de Julho, a prefeita Teresa Surita (PMDB) assinou o contrato para dar início à reforma junto com representantes da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo e da empresa DR7, responsável pela obra.

Conforme a prefeita, a obra ainda não tem uma data inicial certa, segundo ela, por conta da falta de uma licença ambiental que vai ser emitida em breve. No entanto, Teresa ressaltou que a previsão de início das obras é para a próxima semana.

OBRA – A revitalização foi orçada em R$ 4 milhões, fruto de um convênio com o Ministério da Defesa, através do Programa Calha Norte, do Governo Federal e tem a previsão de ser concluída em oito meses.

Serão 41 boxes, sendo 10 frutarias, oito boxes destinados a venda de grãos e outros produtos, cinco destinados a serviços, um boxe para açougue, um para venda de peixes e frutos do mar, um para venda de polpa de frutas e duas praças de alimentação, sendo uma interna com nove restaurantes e outra externa, com seis lugares com venda de café da manhã.

O novo mercado também contará com corredores de 4,50m de largura, para circulação das pessoas, tudo de acordo com as normas sanitárias e de acessibilidade e também para gerar maior ventilação no local. Além disso, também serão instalados espaços para a administração do mercado, banheiro feminino e masculino, fraldário, depósito e a substituição de toda a estrutura do telhado, piso e instalações elétricas.

Segundo o secretário-adjunto de Obras e Urbanismo, Antônio Carlos Carvalho, a reforma levou em consideração as demandas dos próprios feirantes. “Os feirantes foram escutados nas suas necessidades, em demandas como tamanho dos espaços, ventilação, separar o restaurante dos cafés. Foi tudo pensando e trabalhado junto com eles, junto com a necessidade de cada comerciante”, disse.

A artesã Claudinicie Martins da Silva, que trabalha na Feira do São Francisco, também esteve presente na assinatura do contrato e ressaltou a importância da reforma. “Tiro de lá a única renda que eu tenho e, com essa reforma, eu vou ter um espaço maravilhoso para expor a minha mercadoria, atender o meu público da Capital e do interior muito melhor”, comentou a feirante.

PONTO TURÍSTICO – A Prefeitura de Boa Vista ressaltou que a obra tem por objetivo dar mais conforto e acessibilidade aos comerciantes e clientes, com o intuito de fomentar a economia e geração de renda no município, além de se tornar um novo ponto turístico da Capital.

“É um local tradicional. Em várias Capitais do Brasil, a gente vê mercados que são até ponto turístico e a gente quer transformar o Mercado do São Francisco em um lugar assim, que possa receber pessoas, para almoçar, atender a população que faz as suas compras. Vai ficar um espaço revitalizado, uma obra com qualidade e que eu tenho certeza que vai atender a todos”, informou a prefeita.

Teresa também ressaltou que os feirantes podem ficar despreocupados, pois todos eles vão retornar aos seus postos de trabalho. “Todas as pessoas que estavam no mercado vão voltar. Elas tiveram que sair por que era necessário que a gente fizesse essa reforma e a obra é muito grande, não tinha a condição de as pessoas estarem ali enquanto a revitalização acontece. É uma questão de os feirantes terem paciência. Infelizmente eles tiveram que ficar em locais provisórios, mas a expectativa é que a obra termine logo para que todos possam voltar e usufruir deste novo espaço”. (P.C)