Entretenimento

Oficina ensina a arte japonesa da dobradura de papel para crianças

O evento será realizado durante os dias 26 a 28 de julho às 18 horas no Espaço Cultural Malokômbia

A tradicional arte japonesa da dobradura de papel – origami – é uma ótima maneira de mostrar para as crianças e adultos como um simples pedaço de papel branco ou colorido pode se transformar em algo prático e útil, ou simplesmente divertido. Com essa proposta, o Espaço Circular de Cultura realiza durante os dias 26 a 28 de julho, uma oficina de Origami que ensina os truques de como dobrar o papel e seus significados para as crianças.

O evento ocorre na sede do Malokômbia localizada na Rua Noel Rosa, 346, em Santa Cecília, no período das 15h às 18 horas. O local se transformou em um ponto de encontro para artistas, estudantes e pessoas que têm o interesse de conhecer um pouco da cultura oriental. Essa é de uma série de atividades culturais realizadas por Beatriz Brooks e Orlando Moreno, os anfitriões da casa.

De acordo com Beatriz Brooks, a proposta é criar uma série de ações ligadas ao bem-estar espiritual, além de por meio de atividades culturais aproximar a cultura dos povos orientais.

“Beatriz Brooks e Orlando Moreno comemoram trinta anos de resistência no fazer teatral. Eles são os responsáveis pelo Espaço Cultural Malokômbia que realiza oficinas de arte, espetáculos de teatro e dança.

“O espaço se constitui como o primeiro Centro de Pesquisa de Artes Cênicas Independente do Estado de Roraima, desde o ano 2011, vêm se realizando projetos, oficinas, intercâmbios, residências artísticas, ensaios e apresentações culturais”, relatou Beatriz Brooks.
O grupo começou seu trabalho profissional no ano de 1984, na Colômbia.

Durante 15 anos, o grupo visitou diferentes culturas, ministrando oficinas de teatro e participando de festivais em países da América, Europa, Ásia e África. Em 2001, o grupo fixa residência no Brasil; em 2005 muda-se para Boa Vista, Roraima onde estabeleceu sua sede permanente.

O que é origami?

Origami é uma técnica japonesa, uma arte de dobrar papel, e existe há mais de um século, fazendo jus ao significado do termo, que é fazer dobras de papel, sem cortes e nem colas, para criar objetos e outros seres.

O origami usa vários tipos de dobras diferentes, e podem chegar de formas geométricas simples, a desenhos complexos, inclusive existem livros que ensinam as pessoas a fazer origami. Geralmente, o origami começa com um pedaço de papel quadrado, se for um papel colorido, ainda fica mais bonito e vistoso.

Serviço
Oficina de Origami
Data: 26 a 28 de julho
Local: Espaço Malokômbia
Endereço: Rua Noel Rosa, 346, em Santa Cecília
Mais informações: 98111-7042