Saúde e Bem-estar

Oftalmologista alerta para cuidados com a saúde ocular

De acordo com o oftalmologista, Rômulo Ferreira, os pais devem ficar atentos principalmente durante a infância

Durante todas as etapas da vida é importante procurar o médico oftalmologista pelo menos uma vez ao ano. Esse cuidado com a saúde pode prevenir doenças e também trazer conforto para todas as fases da vida. Os olhos precisam de cuidado como qualquer outro órgão do corpo e possui algumas doenças silenciosas. Por isso, ir ao oftalmologista e seguir o recomendado é zelar pela saúde ocular.

De acordo com o oftalmologista, Rômulo Ferreira, os pais devem ficar atentos principalmente durante a infância. O primeiro teste é feito nos primeiros dias de vida, é o teste do Olhinho, ele é capaz de detectar, entre outros problemas, catarata, glaucoma congênito e grandes alterações no segmento posterior do olho.

“Nessa fase é muito importante acompanhar o desenvolvimento da criança. Em sequência, os pais devem observar e caso percebam sinais do estrabismo, devem procurar orientação. As crianças têm uma resposta melhor a tratamentos”, disse.

Até os 10 anos é preciso verificar o desenvolvimento escolar. É importante realizar um exame de óculos antes dos 6 anos.

“A visão se desenvolve aproximadamente até os sete anos de idade. Por isso, é muito importante que problemas de visão sejam tratados o quanto antes, para garantir uma visão plena de ambos os olhos na vida adulta. Com a vida escolar, também é importante verificar a presença de problemas refrativos que podem prejudicar o aprendizado”, ressalta o médico.

É durante a adolescência e a puberdade que surgem os problemas refrativos como a miopia, astigmatismo e hipermetropia.

“O uso excessivo de celulares, tablets e computadores podem favorecer a irritação dos olhos. Os sintomas mais graves de glaucoma costumam aparecer nessa fase. Se a doença não for tratada, pode levar à cegueira. Por isso, o exame oftalmológico anual preventivo é fundamental para detecção e tratamento precoce”, explica.

Depois de adultos, os pacientes devem continuar atentos a sua saúde ocular. Segundo o especialista, nesse período é que começam as queixas como sensação de vista cansada, coceira nos olhos, dificuldade para focalizar imagens.

“Olhos com lacrimejamento é uma das queixas mais comuns em adultos que procuram o atendimento oftalmológico” conta.

Diabéticos

As pessoas que têm diabetes apresentam um risco de perder a visão 25 vezes maior do que as demais. Para manter a visão, diabéticos devem manter consultas regulares com oftalmologista e endocrinologista.

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) é a principal entidade que representa os oftalmologistas brasileiros. A entidade zela pela sua qualidade na formação, avalia nacionalmente aqueles que terão o seu título de especialista, estimula o aprimoramento técnico, científico e ético, que faz da oftalmologia brasileira uma das mais avançadas internacionalmente. O médico oftalmologista é o profissional de saúde correto para cuidar da sua visão.