Cultura

Oftalmologista explica os cuidados com manuseio

Sem os devidos cuidados, lentes de contato podem ser perigosas para os olhos

Infecções por bactérias, amebas ou fungos são alguns problemas que surgem nos olhos de quem faz o mau uso das lentes de contato. Segundo o médico oftalmologista Marcelo Moreira, muitas vezes, as complicações demoram um tempo para surgir, mas elas aparecem.

“As lentes de contato são uma excelente alternativa para auxiliar a boa visão, mas requerem alguns cuidados. Como estão em íntimo contato com os olhos, é necessário passar por um exame de visão detalhado para avaliar se não existe alguma contra-indicação”, relata.

Não havendo impedimento, o seu oftalmologista é a pessoa mais indicada para adaptar as lentes aos seus olhos, pois é necessário estar atento ao tamanho, à movimentação das lentes nos olhos e alguns outros detalhes que só são visíveis com o exame médico.

As lentes são indicadas para correção de miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia, que são os problemas normalmente corrigidos com óculos. Auxilia na correção de alterações no formato do olho como ceratocone. Além de serem usadas para dar melhor visão a pacientes que sofreram transplante de córnea.

“Lentes compradas pela internet, por exemplo, não passam por este tipo de avaliação, o que pode oferecer riscos ao usuário. Uma vez estando com as lentes, é realizado um breve treinamento para o manuseio das lentes. É muito importante respeitar as regras de limpeza, acondicionamento e descarte de suas lentes. Respeitar os prazos de descarte e os cuidados de higiene garante a saúde dos seus olhos” conta.

A má higiene é a principal causa de complicações no uso de lentes de contato e pode levar à perda da visão. Também é importante ressaltar que lentes de contato são de uso pessoal e não podem ser compartilhadas, sob risco de transmissão de doenças.

O médico relata ainda, que não existe uma idade determinada, cabe ao médico avaliar cada caso. Como a rotina de limpeza é rigorosa, é importante que o usuário esteja comprometido com a higienização durante o uso.

“Porém exceder o tempo indicado pelo médico pode trazer graves danos à visão. As lentes não são todas iguais. Existem diversos tipos de lentes de contato e várias formas de uso. Existem lentes de descarte diário, aquelas que permitem o uso apenas durante um período do dia e aquelas que permitem o pernoite. Lentes de contato podem ser usadas diariamente para substituir os óculos, por exemplo, mas devem ser respeitadas as regras do fabricante e as características do olho do paciente. Por isso, é importante a avaliação do oftalmologista. Ele indicará qual a melhor lente para o seu caso e o tempo de uso mais indicado para você”, explica.

Lentes de contato coloridas

Se forem bem adaptadas, as lentes de contato coloridas são um bom recurso de beleza. “No entanto, elas exigem cuidados ainda mais rigorosos quanto à higiene, pois estão sujeitas a mais depósitos de proteínas das lágrimas e risco de infecção ocular”, diz. Seu uso também não pode ser exagerado porque atrapalham um pouco a chegada do oxigênio aos olhos. Assim como as lentes de grau, elas precisam ser adaptadas por um médico oftalmologista.