Cultura

Oftalmologista explica os principais problemas que afetam a visão

Veja causas e prevenções possíveis das doenças mais comuns na visão dos idosos

O tempo passa, a idade avançada e a experiência chegam juntamente com alguns problemas de saúde, como, por exemplo, os males da visão. O olho é um órgão que envelhece e sofre alterações ao longo da vida, por isso é muito importante a realização de exames periódicos para evitar certos incômodos que chegaram, principalmente nesta fase da vida.

De acordo com a médica oftalmologista Eloisa Klein, as alterações próprias do olho mais comuns na terceira idade são a presbiopia (dificuldade para leitura), catarata, glaucoma, degeneração macular relacionada à idade e as alterações no posicionamento das pálpebras.

Segundo ela, existem ainda as manifestações de doenças do organismo que atingem o olho. Destas, as mais frequentes e que merecem especial atenção são a retinopatia diabética e a retinopatia hipertensiva.

“As recomendações médicas de uma boa dieta, rica em frutas, verduras e legumes e pobre em sal e açúcar, associada à prática regular de atividades físicas também é válida para os olhos. Ela ajuda no controle da pressão e da glicemia e garante uma boa nutrição para os olhos. O uso de óculos solares com proteção ultravioleta é importante para retardar o aparecimento de catarata e a degeneração macular relacionada à idade.

Alguns problemas, infelizmente, não podem ser totalmente evitados, mas detectar precocemente pode fazer com que os danos sejam diminuídos”, explica Eloisa.

Por este motivo, consultas regulares com o oftalmologista são muito importantes.  “Pacientes que não tenham doenças podem fazer consultas anuais. Na presença de doença, é recomendável passar por uma avaliação a cada 6 meses ou a critério do médico”, ressalta a médica.

Lentes de contato

A oftalmologista conta que não existe impedimento para que os idosos utilizem a lente de contato, porém, o paciente da terceira idade precisa respeitar as mesmas regras que os demais, ou seja, passar por um exame oftalmológico detalhado para avaliar a possibilidade de uso da lente.

“É preciso estar motivado a usar lentes de contato e ter o compromisso com os cuidados que a lente requer. Seguindo estes três passos, o paciente pode aproveitar os benefícios que a lente proporciona”, ressalta.

Catarata

Outra doença agressiva especialmente durante a terceira idade é a catarata. Segundo o oftalmologista, está é um dos principais problemas de visão entre os idosos.

“A catarata é uma alteração que se instala devagar. Inicialmente, ela vai diminuindo a visão de contraste do paciente. Em seguida, vai enfraquecendo a intensidade das cores. Por fim, vai deixando a visão embaçada, podendo chegar à cegueira. A exposição desprotegida ao sol, o uso de medicamentos à base de corticóide e a diabete melito descontrolada são fatores que aceleram o aparecimento de catarata. Cuidar destes elementos ajuda a retardar seu aparecimento”, finaliza.