Polícia

Oito internos do CSE fogem durante a madrugada

Por volta das 3h30min da madrugada de ontem, dia 12, oito adolescentes em conflito com a lei fugiram do Centro Socioeducativo (CSE) Homero de Souza Cruz Filho, localizado na região do Bom Intento, zona Rural de Boa Vista. Eles conseguiram sair por um buraco na parede que tinha sido feito durante a última rebelião, no dia 5 deste mês. Os adolescentes escalaram o muro usando uma “Teresa” [corda feita de tecidas]. Eles foram identificados e estão sendo procurados pela polícia.

De acordo com um agente, o buraco, pelo qual os menores fugiram, deveria ter sido consertado e, além disso, o baixo efetivo não impediu que os internos fugissem pelo portão da frente do Centro. “Os agentes se deslocaram para uma ocorrência que estava acontecendo em uma das alas, pois havia um interno com o braço quebrado. Com o pouco número de agentes, não foi possível controlar a fuga, sendo que todos que estavam no corredor por falta de celas fugiram no momento em que fomos atender o adolescente”, explicou.

Conforme o agente, as celas que deveriam abrigar os fugitivos estão quebradas desde o último motim e os internos estavam dormindo no corredor há uma semana. “Essa é a falta de compromisso e omissão do governo e do diretor do CSE, que nada fazem para solucionar a atual situação. Essa falta de providência está levando o sistema socioeducativo ao caos”, reclamou.

Quando questionado sobre a quantidade de agentes que estaria cumprindo plantão no momento da fuga, ele afirmou que somente seis estariam fazendo a guarda interna dos adolescentes. “Após a rebelião continua tudo do mesmo jeito. Estávamos em três homens e três mulheres. Diante da inércia do governo e do diretor da unidade, os agentes nada estão podendo fazer, porque continua do mesmo jeito após a rebelião”, concluiu.

OUTRO LADO – Em nota, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) confirmou a fuga dos socioeducandos por uma corda de lençol. A guarda da Polícia Militar foi acionada para a contagem, na qual foi constatada a ausência de oito internos. “A Sejuc ressalta que já foram identificados os internos e a Vara da Infância e Juventude e a Delegacia de Defesa da Infância e Juventude (DDIJ) foram informadas a respeito dos fatos e nome dos internos, para que sejam emitidos os mandados de busca e apreensão dos envolvidos”, diz o texto.

A nota não explicou que medidas estão sendo adotadas pela administração estadual e pela direção da unidade de detenção de menores para solucionar os problemas apontados pelo denunciante. (J.B)