Cotidiano

Oito novos casos de sarampo são notificados

Sete são crianças venezuelanas e uma brasileira. São cinco meninos e três meninas com faixa etária entre 7 meses e 10 anos.

A Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) informa que, até o momento, foram notificados oito casos suspeitos de sarampo. São cinco meninos e três meninas com faixa etária entre 7 meses e 10 anos. Sete são crianças venezuelanas e uma brasileira, residentes do município de Boa Vista e sem histórico de vacinação. 

Todas as amostras estão sendo encaminhadas para o Lacen-RR (Laboratório Central de Saúde Pública) e, posteriormente serão conduzidas à Fundação Oswaldo Cruz, se necessário. 

Um destes casos suspeitos teve diagnóstico positivo para o sarampo no Lacen-RR, notificado no último dia 14 de fevereiro. A amostra está sendo processada pela Fiocruz, laboratório de referência nacional e somente se ratificado diagnóstico positivo, o caso será considerado confirmado.

No Brasil, os últimos casos de sarampo ocorreram entre os anos de 2013 a 2015, sendo confirmados 1.310 casos em todo país. Nesse período, o estado de Roraima confirmou um caso de sarampo, importado do estado de Ceará. Em setembro de 2016, a circulação do vírus do sarampo na Região das Américas havia sido declarada eliminada.

VACINAÇÃO – No período de 13 a 18 de fevereiro, foram aplicadas 1.955 doses de vacina nas ações de bloqueio e intensificação vacinal, pelas equipes de vigilância epidemiológica estadual e municipal. As ações foram realizadas nos abrigos instalados nos ginásios dos bairros Tancredo Neves e Pintolândia, além de praças como Capitão Clóvis e Simon Bolívar.   

Atendendo a um pedido emergencial do Governo do Estado, o Ministério da Saúde (MS) encaminhou mais 28 mil doses da vacina contra o sarampo para as ações realizadas no estado.

Principais Ações

Desde a ocorrência de um diagnóstico positivo no Lacen-RR, foram realizadas ações contínuas de bloqueio e intensificação, nos abrigos de Pintolândia e Tancredo Neves, pelas vigilâncias epidemiológicas municipal e estadual

No dia 15 de fevereiro, a Sesau, por meio da CGVS (Coordenação Geral de Vigilância em Saúde), encaminhou ofício solicitando apoio do Ministério da Saúde na condução de uma investigação do provável surto de sarampo no estado de Roraima. No mesmo dia, uma equipe se deslocou para o estado para colaborar e apoiar na investigação.

Está sendo realizada uma busca ativa retrospectiva nas fichas de pacientes atendidos no período de 01 de janeiro a 15 de fevereiro no Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) para verificação de eventuais casos suspeitos. Até o momento, foram revisados 9.262 fichas de atendimento e prontuários e selecionados 12 casos atendidos na unidade no período, com sintomas da doença.

Será realizado treinamento, em três turmas nos dias 20 e 21 de fevereiro, pela área técnica do MS, sobre aspectos gerais da doença e ações de vigilância epidemiológica, para profissionais de saúde do estado e município de Boa Vista.

 A equipe do Lacen/RR realizou treinamento para coleta de amostras biológicas com 15 técnicos de laboratório do Hospital da Criança Santo Antônio e realizará a mesma ação nas demais unidades hospitalares.

 A Secretaria Municipal de Saúde de Boa Vista solicitará da rede de laboratórios particulares do município uma lista nominal de pacientes com solicitação de amostras de exames para sarampo e rubéola neste ano, para ampliar as buscas a possíveis casos suspeitos.

 Está sendo realizado diagnóstico diferencial, para sarampo, em amostras negativas para zika, dengue e chikungunya, dos últimos 30 dias e com sintomas compatíveis com o sarampo.