Polícia

Oito pessoas desaparecem por hora no Brasil

São 190 casos por dia, em média por dia, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança

No Brasil, 190 pessoas desaparecem em média por dia. São oito casos por hora – segundo o Fórum Brasileiro de Segurança. Só no ano passado mais de setenta e uma mil pessoas sumiram. A maioria em São Paulo, depois Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

Um cadastro nacional unificado – e com punições para os estados que não atualizarem os dados – é mais uma esperança pra quem busca pessoas desaparecidas.

Hoje já existe um cadastro de desaparecidos. Mas o que dificulta o serviço é que não há uma obrigação de atualizar os dados e nem um acompanhamento. Mas um projeto aprovado pela Câmara dos deputados promete mudar isso. Ele cria um cadastro nacional que pode tornar mais eficiente a busca pelos desaparecidos.
Pela proposta, as informações do banco de dados vão ser compartilhadas entre todos estados. Terá descrição física e fotos. E também um espaço sigiloso, para os investigadores, com informações genéticas. A relatora do projeto, deputada Eliziane Gamma (PPS-MA) diz que os estados que não atualizarem os dados serão punidos.

Com informações do JH