Cotidiano

Oncoguia lança campanha de combate ao câncer do colo do útero

A oncologista Dra. Lucina Holtz, presidente da ONG, salienta que a doença é o terceiro tumor mais freqüente na população feminina

O Instituto Oncoguia, organização não governamental criada com o objetivo de auxiliar a vida de pacientes oncológicos, lança a partir desta quarta-feira, 06, a campanha “Se dê colo” e “DÊ colo” de conscientização e prevenção ao câncer do colo do útero no país.

De acordo com a presidente do Instituto, a psicóloga e oncologista, Dra. Luciana Holtz, a premissa da campanha foi fomentada após a realização de estudo e análise de depoimentos de pacientes e em razão de setembro ser o mês de conscientização dos cânceres ginecológicos.

“Nós fomos ouvir as mulheres, as pacientes, para saber tudo que elas passaram e sua vivência com o câncer, desde o início dos primeiros sintomas, a busca do atendimento médico, o início do tratamento, tudo isso”, disse Luciana. “Dentro de tudo que a gente ouviu, dois pontos chamaram bastante a nossa atenção que são as questões do cuidado e da confiança”, afirmou.

Segundo a presidente da Oncoguia, após o relato das pacientes, a ideia da campanha é motivar as mulheres a terem cuidado com si mesmas e a confiança nos membros familiares dos métodos de combate à doença, como a vacinação.

“Por exemplo, fazer o exame papanicolaou, que detecta o câncer do colo do útero, é uma questão de priorizar a própria saúde, ou seja, é uma forma de cuidado. Já a vacina contra o vírus do papiloma humano, o HPV, é confiar na eficácia do medicamento, que normalmente associam com efeitos colaterais graves, mesmo sem nenhuma complicação comprovada e com enormes taxas de sucesso dentro dos grupos vacinados”, frisou.

CAMPANHA – Relacionando os conceitos, o Instituto decidiu lançar a campanha “Se dê colo” e “Dê colo”, explicou Luciana. “Receber ou dar colo a alguém é um gesto de afeto. Nos primeiros meses de vida, os bebês desenvolvem suas noções de confiança e segurança através do colo. Mais tarde, durante toda a nossa vida adulta, ganhar colo continua significando um espaço seguro, confortável e regenerador. A gente quer aproximar o autocuidado com uma noção de carinho conhecida por todos nós e da vacinação, sendo um gesto de carinho à pessoa que você ama, utilizando a coincidência nominal do colo de útero com o colo”, reforçou.

A campanha vai ser trabalhada virtualmente por meio do portal do Instituto Oncoguia localizado no endereço www.oncoguia.org.br e nas mídias sociais da organização, através de imagens e vídeos de entrevistas com pacientes, pais e profissionais da saúde, sempre priorizando a divulgação de informações educativas, a importância dos exames e da vacinação.

Um dos pontos principais é o “Colo Coletivo”, que é a divulgação de vídeos de entrevistas, com bate-papos com pacientes de câncer sobre os sintomas iniciais, o momento do diagnóstico e a dificuldade do tratamento.

“Vamos estimular muito as pessoas e trabalhar muito essa questão para combater os índices da doença no Brasil e o baixo número de adolescentes vacinados no país. A gente quer lembrar a importância do papanicolaou e da vacina, fazendo essa ligação com o câncer do colo uterino, e reforçando para a população que essas são as principais estratégias de prevenção”, frisou.

CÂNCER DO CÓLO DO ÚTERO – Conforme dados do Instituto Oncoguia, a doença é o terceiro tumor mais freqüente na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. O câncer do colo do útero atinge mulheres acima de 25 anos, tendo o HPV como seu principal agente.

Vale ressaltar que o contato com o vírus é muito comum ao longo da vida das mulheres, estimando-se que entre 50 e 80% da população feminina entre em contato com o HPV, porém, nem todas irão desenvolver a doença, sendo causada somente pela infecção persistente.

HISTÓRICO – Criado em 2009 por uma equipe de profissionais de saúde e ex-pacientes de câncer, o Instituto Oncoguia é uma associação sem fins lucrativos voltada para ajudar quem vive com a doença a ter maior qualidade de vida, educação em saúde, apoio e orientação através de projetos e ações de informação. (P.C.)

*Repórter Paola Carvalho compareceu a coletiva do Instituto Oncoguia em São Paulo a convite da instituição.