Cotidiano

Onda de violência faz crescer em 40% procura por empresas de segurança

Aumento no registro de roubos e furtos tem motivado donos de residências a investirem na instalação de equipamentos para inibir ação de criminosos

Assustado com a onda de violência e os inúmeros casos de roubos e furtos na Capital, o funcionário público Francisco Araújo decidiu fazer pesquisa de preços em empresas do ramo de segurança. A intenção é investir na instalação de algumas opções que o mercado oferece em equipamentos na sua residência, como cercas elétricas, câmeras de monitoramento com visão noturna e concertinas.

Mesmo sabendo que terá que gastar uma boa quantia, ele afirmou considerar indispensável o reforço na segurança para inibir a ação de criminosos. “Minha residência ainda não tem equipamentos de segurança, por isso que estou pesquisando com a pretensão de colocar. A gente sabe que sempre que procuramos condições de segurança é porque a situação está feia. Temos visto o aumento da criminalidade em todos os setores”, disse.

Só em 2017, foram 6.715 furtos registrados por meio de boletins de ocorrências (BOs) nas delegacias de Polícia Civil de Roraima, média de quase 600 por mês. Os números apontam crescimento de 5% nos crimes do tipo, quando não há emprego de violência, em comparação ao ano anterior.

Foi justamente o aumento da onda de violência com registros diários de roubos e furtos, principalmente em residências particulares, o principal motivo do crescimento de 40% entre janeiro e março deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado, na procura por empresas de segurança em Boa Vista.

Especialista no ramo, o empresário Antônio Mendonça de Oliveira, viu as vendas de arame de concertina, uma espécie de barreira de segurança laminada com lâminas pontiagudas, cortantes e penetrantes, subirem consideravelmente no período. “Vendíamos por mês cerca de 50 rolos, no máximo 100, e hoje vendemos 500. Além disso, também teve aumento em câmeras, alarmes, cercas elétricas”, afirmou.

O empresário explicou que a procura tem sido mais por cercas elétricas, mas que muitos proprietários de casas acabam sendo convencidos a aumentar a segurança com a colocação de concertinas e alarmes. “O valor do investimento depende da metragem. A concertina, por exemplo, varia de R$ 28,00 a R$ 35,00 o metro, mas normalmente se coloca junto com a cerca elétrica, o que gera um desconto”, destacou.

Segundo ele, a demanda aumentou não apenas na Capital, como também em municípios do interior que até bem pouco tempo atrás eram considerados pacatos. “Normalmente a gente recebia pedidos apenas de comércios e algumas outras empresas desses municípios, mas hoje os donos de residências estão investindo”, contou. (L.G.C)

 

Boa Vista não é mais a mesma e cuidados
devem ser tomados, alerta capitão da PM

“A cidade está crescendo, deve se considerar o número de imigrantes que temos recebido e a ação do crime organizado”. O alerta foi dado pelo capitão da Polícia Militar de Roraima (PMRR), Overlan Lopes. Segundo ele, os moradores devem tomar todos os cuidados possíveis para não serem vítimas da ação de criminosos.

“A gente sabe que a segurança é dever do Estado, mas a responsabilidade é de todos nós e isso já começa em casa, com as nossas obrigações e cuidados com a residência. Ao sair o morador deve fazer contato com vizinhos de confiança, trocar telefonemas e pedir, caso ocorra situação anormal, que o vizinho informe à polícia”, aconselhou.

Conforme ele, as precauções também devem ser tomadas principalmente em casos de viagens, onde a residência ficará sem ninguém. “Pedir também para outros amigos de forma esporádica fazer visitas nas proximidades da casa e verificar se não há nada de anormal. Evitar postar em redes sociais que está viajando e fotos do local em que se encontra. Se estiver bens de grande valor retirá-los e colocá-los na casa de parentes e pessoas de segurança”, disse.

O capitão ressaltou que os bandidos utilizam de vários meios para arrombar residências e que, por conta disso, os cuidados nunca são demais. “É importante também que a pessoa evite ficar com os portões abertos e fazer uso de eletrônicos como celulares nas calçadas das casas. Sempre que o morador chegar a casa, se possível, fazer breve ronda por volta do quarteirão e verificar se não há nada de anormal, como motos, veículos e pessoas estranhas e quando tiver a segurança de entrar que faça. Nunca abrir se não tiver a certeza”, frisou. (L.G.C)

 

Confira outras dicas de segurança para evitar ser vítima de criminosos

*Evite bares noturnos ou lanchonetes em locais abertos; evite sair de casa após dez da noite;

*Transite somente por vias movimentadas, sem atalhos e não demore no embarque e no desembarque do veículo. Se despeça dentro de casa, embarque rápido e saia com o veículo;

*Ao parar em um sinal, mantenha distância do veículo da frente, para que você possa ver os pneus traseiros. Assim dá para sair rapidamente sem manobrar, se for preciso;

*Evite parar na faixa da esquerda do semáforo. Dê preferência à faixa do meio. Mantenha distância de duplas em motocicletas e nunca parem para falar no celular dentro dos veículos;

*Se forem aguardar alguém em algum lugar, observe antes ao redor, estacione o veículo com segurança, apague todas as lâmpadas e mantenha sempre todos os vidros fechados;

*Se perceber suspeitos, dê várias voltas antes de entrar com o carro na garagem. Ao sair de casa, olhe atentamente se não tem ninguém na rua;

*Quando for a algum ambiente público como padarias, restaurantes ou bares, dê preferência aos que têm câmeras e segurança armada;

*Nunca vá a caixas eletrônicos à noite, nem no fim de semana e nem em lugares desertos. Dê preferência aos shoppings;

*Nada de conversas, no portão e em frente de casa na calçada. (L.G.C)