Cotidiano

Ônibus com capacidade para 270 pessoas fará rota Equatorial-Caçari

Em Boa Vista, 35 mil passageiros utilizam o transporte público por mês, segundo a Prefeitura de Boa Vista. Para melhorar o atendimento aos usuários, a administração municipal entregou ontem, 13, um veículo biarticulado, com capacidade para transportar 270 passageiros.

O novo coletivo fará a rota Equatorial-Caçari. O objetivo da Prefeitura de Boa Vista é disponibilizar um transporte coletivo modelo para o Brasil, alinhado com o plano de mobilidade urbana, em que serão contemplados pedestres, ciclistas e motoristas. “Esse novo ônibus traz mais modernidade para nossa cidade e nós temos certeza que dará mais qualidade de vida para as pessoas que utilizam o transporte público”, disse a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita.

O primeiro ônibus biarticulado contém três vagões, com sistema de monitoramento por GPS, câmeras de segurança, poltronas acolchoadas, ar-condicionado, transmissão automática e dois elevadores para pessoas com necessidades especiais. “Nosso intuito é ter mais ônibus biarticulados, mas, a princípio, estudos de logística têm que ser feitos para adaptação de tráfego na Capital”, disse o presidente da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur), Sérgio Pillon.

Conforme o presidente da Emhur, todas as atuais linhas de coletivos continuam normalmente, com tarifas sem alteração (R$ 3,10), e outras estão sendo estudadas para melhor atender a população. “Essas linhas que estão sendo estudadas possivelmente sairão do bairro Vila Jardim, para atender bairros como Silvio Leite, Operário, Equatorial entre outros. Essa alternativa dará mais mobilidade e economia de tempo para os moradores dessas localidades”, ressaltou.

O novo coletivo custou em torno de R$ 1,2 milhão, segundo o diretor da empresa Viação Cidade Boa Vista, Tiago Lima. Questionado sobre os recursos para aquisição do novo ônibus, o presidente da Emhur explicou que a aquisição do veículo foi de responsabilidade da empresa Viação Boa Vista. “A Prefeitura tem uma concessão pública para explorar o serviço e ela cobra qualidade nos serviços, renovação e aumento de frota e estudos de linhas”, explicou.

FROTA – Atualmente, a frota conta com 79 ônibus, sendo que 30% deles possuem ar-condicionado, porém, a meta da Prefeitura de Boa Vista é que todos tenham melhorias em termos de refrigeração até o fim deste mandato. Ao todo, os veículos atendem 17 linhas de ônibus na Capital. “É muito importante que o passageiro tenha cuidado quanto à utilização do transporte coletivo, porque, no final, quem paga é a população que utiliza”, pontuou o presidente da Emhur. (E.M)