Cotidiano

Operação resgata tartarugas na região do Baixo Rio Branco

Coordenada pelo ICMBio, a ação contou ainda o apoio da Cipa, Femarh e Polícia Civil

No período de 16 a 29 de novembro, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em parceria com a Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipa), Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh) e Polícia Civil, realizou na região do Baixo Rio Branco ações da operação “Sirênios II”.

A atividade teve como objetivo fiscalizar toda faixa hídrica do Rio Branco até a foz do Rio Itapará, a fim de conhecer a dinâmica ecológica dos berçários de Peixes-Boi e tartarugas da Amazônia, além do monitorar as Unidades de Conservação na região.

Durante todo o período da operação, as equipes envolvidas realizaram diversas ações, como abordagens as embarcações que trafegaram na região. Foi executada também uma varredura pela localidade, a fim de verificar a existência de possíveis ocorrências de tráfico de quelônios.

Segundo o ICMBio, foram encontrados vários currais na região, inclusive dentro da área de abrangência do Projeto Quelônios da Amazônia (PQA), que nesta época do ano a pressão é muito maior por conta do período de desova, como também para consumo humano na época do natal e ano novo, como iguaria apreciada na região, tendo como principal centro de consumo a cidade de Manaus (AM).

Em um curral localizado na região da foz do Rio Itapará, próximo à Santa Maria do Boiaçú, por exemplo, foram soltos 20 quelônios vivos, entre tartarugas da Amazônia e Iaçás, além de 05 espécimes mortos. As informações obtidas foram que daquele local foram capturados centenas de amimais e posteriormente levados para Manaus.

Também neste local foi apreendido um “capa-saco”, além de um barco tipo regional e várias malhadeiras, todas em desacordo com a legislação. As equipes recolheram ainda canoas e motores tipo “rabeta”, sendo os infratores devidamente autuados.  

Com informações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).