Cotidiano

Ouvidoria lança aplicativo e plataforma web para receber demandas da população

A intenção é aproximar mais a população da Justiça do trabalho em Roraima

Entrar em contato com a Justiça do Trabalho será mais fácil a partir desta terça-feira, dia 9. O sistema de acompanhamento de solicitações ao TRT11 (Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região) será lançado às 10h30, no Fórum Trabalhista de Boa Vista, no Centro.

Por meio do site trt11.jus.br ou do aplicativo Ouvidoria TRT11 (disponível para celulares Android e em breve para iOS), será possível fazer reclamações, denúncias, elogios, sugestões e pedidos de informações sobre o funcionamento do órgão.

Para isso, o usuário deverá preencher um formulário online e salvar o número de protocolo, podendo ainda enviar solicitações de forma anônima. O aplicativo e a página na web também terão as notícias da Ouvidoria, uma lista de perguntas e respostas sobre os serviços, as estatísticas do setor e uma pesquisa de satisfação.

Antes, só era possível entrar em contato com a Ouvidoria pelo email [email protected], pela página facebook.com/trt11oficial ou pelos telefones 0800 704 8893 e (92) 3621 7402, pois a sede do Tribunal é sediado em Manaus (AM). Todos estes contatos continuam em funcionamento.

O desembargador corregedor e ouvidor do TRT da 11ª Região, Audaliphal Hildebrando da Silva destacou que esta ação retrata o aprofundamento no meio tecnológico da instituição. “Já tínhamos o Facebook, mas lançamos este programa para aproximar mais o TRT do usuário. Queremos diagnosticar como as pessoas enxergam o Tribunal e aperfeiçoar o nosso serviço”, disse.

LANÇAMENTOS – No evento desta terça-feira, dia 8, a Ouvidoria também divulgará as metas para 2017 e 2018, lançará uma cartilha com informações de como a população pode entrar em contato e ainda apresentará o mascote do setor, chamado de Ouvídio.

“As metas foram criadas em dezembro de 2016, quando assumi a Ouvidoria. São cinco: expandir a nossa estrutura; promover a nossa divulgação; propor soluções coletivas a partir das demandas individuais; contribuir na busca de soluções adequadas e respostas rápidas aos jurisdicionados; desenvolver pesquisas de opinião para mensurar a imagem da Justiça do Trabalho”, detalhou o desembargador.

O evento contará com a presença de representantes do MPT (Ministério Público do Trabalho), a SRTE-RR (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego), o TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima), a OAB-RR (Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Roraima), além das Ouvidorias de diversos órgãos com sede em Boa Vista.

Eles levarão exemplares das cartilhas para distribuição à sociedade e nas instituições que representam. “Elas são bem objetivas e práticas”, comentou Audaliphal da Silva. (NW)