Polícia

PCC em Roraima cresceu 1.900% em três anos, aponta levantamento

O número é considerado assustador, visto que, no inicio de suas operações, a facção tinha somente 50 integrantes

Um levantamento realizado pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) aponta que a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) saltou de 50 para 1 mil integrantes no estado de Roraima em apenas três anos. O estudo é de 04 de janeiro e o Jornal Folha de São Paulo teve acesso, relatando o crescimento de 1.900% da facção criminosa no Estado, que passa pela maior crise de sua história do sistema prisional.

O documento foi finalizado dois dias antes da chacina que deixou 33 mortos na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), em Boa Vista. Segundo o Governo, o massacre foi ordenado por membros do PCC e oito detentos foram apontados como autores. Todos foram transferidos para presídios federais. O relatório aponta que o PCC começou a agir em Roraima em 2013, com 50 homens, mas que o número saltou para 1.000 em 2016, com nova organização hierárquica.

Apesar de o relatório apontar que existem mil membros do PCC em Roraima, somente 524 membros foram identificados e quase 200 estão fora da cadeia. Outros integrantes estariam citados em conversas telefônicas, mas não têm a identidade confirmada.

Em relação ao Comando Vermelho (CV), facção criminosa baseada no Rio de Janeiro, a Sejuc apontou outros 85 integrantes.

Com informações do Jornal Tribuna do Norte.