Polícia

PF cumpre 16 mandados em Operação contra Tráfico de Drogas

Ação está sendo realizada em parceria com a Dicap, MP e Grupo de Operações da PM

A Polícia Federal em Roraima, em atuação conjunta com a Divisão de Capturas da Secretaria de Justiça e Cidadania de Roraima, Ministério Público de Roraima e Polícia Militar de Roraima, deflagrou a Operação Tovajar, na manhã desta sexta-feira, 11, com objetivo de desestruturar a ramificação de uma grande organização criminosa nacional que também atua no Estado.

Estão sendo cumpridos 16 mandados de Prisão em Boa Vista (RR), deferidos pela Justiça do Estadual após representação em Inquérito Policial. Os investigados integram a cúpula da organização criminosa e estão sendo indiciados e interrogados pelos crimes de organização criminosa, tráfico e associação para o tráfico de drogas que preveem penas máximas de até 37 anos de reclusão.

A investigação policial apontou que integrantes da organização criminosa investigados estavam tramando ataques nas ruas da capital, em razão do reforço na repressão ao tráfico de drogas, sendo possível a prevenção desses ataques durante o trabalho investigativo.

Foi demonstrado na investigação que a prisão preventiva dos suspeitos é medida necessária para cessar ameaças a agentes públicos, bem como para tirar de risco toda a população de Roraima.

Os presos estão na sede da Polícia Federal para interrogatórios e indiciamentos, sendo após encaminhados à penitenciária onde estão à disposição da Justiça Estadual.

As investigações continuam, com análise do material apreendido e apuração do envolvimento de outros integrantes da organização criminosa. Qualquer pessoa pode colaborar com informações através do telefone 95-36211500.

TOVAJAR significa “inimigo” e também “cunhado” na língua tupi-guarani antiga. Parte da organização criminosa se intitulava “cunhadas”.