Cotidiano

PF faz operação em Boa Vista e alvo é presidente da Câmara

A ação iniciada nas primeiras horas de hoje, 20; Documentos serão analisados na superintendência do órgão

Desde cedo, policiais federais estão realizando uma operação em Boa Vista que tem a finalidade de investigar esquema criminoso de compra de votos e associação criminosa que possivelmente ocorreu nas eleições municipais de 2016. Um dos alvos da operação é o presidente da Câmara Municipal de Boa Vista, Mauricélio Fernandes (MDB).

Neste momento, policiais federais estão na Câmara, cumprindo mandado de busca e apreensão no gabinete do vereador Mauricélio e no gabinete da Presidência da Casa. Estão sendo cumpridos três mandados de busca e apreensão, que foram deferidos pela Justiça Eleitoral após representação em inquérito policial.

De acordo com a PF, até o momento as provas apontam que houve pagamentos de valores de R$100 na véspera das eleições de 2016 a eleitores que prometessem voto em favor do vereador. 

A Polícia Federal em Roraima está ouvindo os investigados que serão indiciados pelos crimes previstos nos  artigos 299 do Código Eleitoral e 288 do Código Penal. A pena prevista para os crimes é de até sete anos de reclusão. A PF informou que as investigações continuam, com análise do material apreendido durante a operação e que todo resultado será encaminhado à Justiça Eleitoral.

O nome da operação é Ambitus, que remete ao crime de corrupção política na Roma antiga.