Polícia

PF prende dois por tráfico internacional de mulheres

Durante a busca, foi encontrada uma vítima de origem venezuelana com indícios de abuso sexual

Em nota encaminhada à imprensa, a Polícia Federal em Roraima (PF/RR) informou que a segunda fase da Operação “La Sombra”, foi deflagrada em Pacaraima, com o objetivo de desarticular um esquema de tráfico internacional de mulheres venezuelanas e guianenses para o Brasil com a finalidade de exploração sexual. 

A operação resultou na prisão de duas pessoas em flagrante -pela prática, do crime de Tráfico de Pessoas para fim de Exploração Sexual (artigos 149-A do Código Penal). 

Em julho de 2015, a primeira fase da operação foi realizada em várias casas de show localizadas na zona Oeste da Capital. 

Foram cumpridos três Mandados de Busca e Apreensão e três Mandados de Condução Coercitiva expedidos após representação em inquérito policial que investiga o crime transnacional de Tráfico de Pessoas na fronteira Brasil-Venezuela. Os endereços investigados foram em Pacaraima/RR. 

Durante o cumprimento dos Mandados de Busca e Apreensão, oriundos da 1ª Vara Federal da Seção Judiciária de Roraima, foi encontrada uma vítima de origem venezuelana alojada no estabelecimento comercial, com indícios de abuso (vulnerabilidade econômica) com a finalidade de exploração sexual (art. 149-A, CP).

As investigações apontaram que venezuelanas estariam se prostituindo e recebendo agenciamento, facilitação e/ou sendo alojadas pelos proprietários dos estabelecimentos comerciais, inclusive propiciando lucro aos investigados com a atividade de prostituição.   

O crime investigado no inquérito policial e flagrado durante a operação, previsto no art. 149-A, inciso V do Código Penal, prevê penas de 04 a 08 anos de reclusão, e multa. Os presos foram encaminhados na manhã de hoje à Penitenciária Agrícola e à Cadeia Pública feminina e estão à disposição da Justiça Federal. 

Segundo a PF, a investigação teve início após denúncias de que mulheres estariam sendo enviadas da Venezuela e da República Cooperativa da Guiana para o Brasil com o intuito de trabalharem em “casas de prostituição”. 

LA SOMBRA 

O nome da operação, La Sombra, remete a forma obscura com que o crime de tráfico de pessoas é praticado. As tratativas são realizadas às escuras com falsas promessas de uma vida de luxo e ostentação, quando na realidade as mulheres aliciadas se tornam vítimas de violência, maus tratos e abusos de toda ordem e na maioria das vezes elas não tem a quem recorrer e sofrem caladas na escuridão de um quarto onde são exploradas. 

Com informações da PF/RR