Cotidiano

PIS 2017/2018 começa a ser pago na próxima sexta-feira

No ano passado, mais 35 mil trabalhadores realizaram o saque do abono, pago anualmente pelo Ministério do Trabalho

O Abono Salarial PIS 2017/2018 começará a ser pago a partir da próxima sexta-feira, 30. O benefício é concedido ao trabalhador pelo Ministério do Trabalho, sendo a Caixa Econômica Federal (CEF) a unidade bancária responsável por efetuar o pagamento.

Em Roraima, segundo dados da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-RR), dos 41.387 trabalhadores identificados no ano passado, 37.277 conseguiram sacar o abono referente ao calendário 2016, que encerra agora no dia 30. Porém, ainda não há estimativa de quantos trabalhadores estarão aptos a sacar o PIS esse ano.

O Programa de Integração Social (PIS) é um abono salarial pago anualmente ao trabalhador que exerce atividade remunerada registrada em carteira. Para ter direito a ele, o cidadão deve ter no mínimo cinco anos de registro na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CPTS).

Ainda segundo o SRTE, o pagamento do PIS é liberado de acordo com as datas que são divulgadas anualmente no final de junho. O calendário de saque do benefício, que deve ser divulgado também na sexta-feira da próxima semana, é elaborado pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), que leva em consideração o mês de nascimento do trabalhador, ou seja, o valor é disponibilizado em conta no mês de aniversário do beneficiário.

Este ano, os trabalhadores precisam estar atentos às novas regras, já que o abono passou a ter valor proporcional ao tempo de serviço com o ano-base. Sendo assim, o valor deixa de ser de um salário mínimo e passa a ser proporcional aos meses efetivamente trabalhados.

Para sacar o PIS, o trabalhador deve apresentar um documento de identificação com foto. No caso daqueles que possuem o Cartão Cidadão, o saque pode ser feito diretamente nos caixa eletrônicos da Caixa Econômica, Correspondentes Caixa Aqui e Lotéricas. Quem não possui o cartão, deve procurar uma agência da Caixa e apresentar um documento de identificação.

Quem possuir conta individual na Caixa tem o benefício depositado diretamente na conta, caso haja saldo acima de R$1,00 de movimentação. Quem não sacar o abono até o fim de junho de 2018, deverá entrar na Justiça para ter acesso ao recurso. (M.L)