Cotidiano

PM implanta projeto de prevenção neste sábado, no Conjunto Pérola

O Comando de Policiamento da Capital da Polícia Militar lança, neste sábado, 20, às 19h, o projeto de prevenção primária “Vizinhança Solidária e Segura”, que tem por objetivo realizar ações de aproximação entre comunidade e a PM. O evento será na Escola Municipal Laucides Inácio de Oliveira, no bairro Dr. Airton Rocha, no Conjunto Habitacional Pérola, na zona Oeste, onde será implantado o primeiro polo do projeto.

A finalidade do projeto é estimular a comunidade atuar de forma efetiva na segurança pública, em parceria com a PM, ajudando a polícia na pronta resposta de delitos. Serão criados grupos de moradores que se comunicarão entre si e com representantes das unidades militares que atuam naquela área. Futuramente, cada grupo dará condições para a criação e sistematização da rede de compartilhamento de segurança pública em toda Boa Vista.

O comandante da Companhia Independente de Policiamento Comunitário (Cipcom), major Miguel Arcanjo, esclarece que essa é a primeira medida adotada para estreitamento com a comunidade e a proposta de parceria pela instalação de conselhos comunitários de segurança que passam a ter seus conselheiros, a fim de discutirem seus problemas de segurança com a comunidade e repassam para o gestor local de policiamento comunitário. “Assim passam a resolver os problemas juntos: polícia e comunidade”, enfatizou Arcanjo.

O principal objetivo é a integração de todos os componentes para atuação de forma mútua e comprometida. Para isso, é necessário que todos se conheçam, tenham os contatos e saibam dos hábitos. Grupos de Whatsapp serão formados por moradores do bairro, subdivididos em ruas ou quadras, e estes adotarão medidas preventivas para coibir as ações delituosas no bairro.

Segundo Arcanjo, uma vez instalado o sistema, serão aceitas parcerias com outros órgãos, principalmente órgãos públicos e Organizações Não Governamentais (ONGs) que atuem na comunidade assistida pelo projeto.

PRÊMIO – O projeto da PM concorre ao 10º Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local, que premia ações que impactam de forma sustentável e significativa a vida das pessoas.