Polícia

PM reforça policiamento na Cadeia de São Luiz do Anauá para evitar fugas

A Polícia Militar de Roraima (PMRR) enviou pelo menos mais 10 policiais para reforçar a segurança externa na Cadeia Pública de São Luiz do Anauá, localizada na região Sul do Estado. A medida está sendo tomada para evitar fugas de presos e a atuação de facções criminosas na unidade prisional.

A medida também é um cumprimento à recomendação do Ministério Público de Roraima (MPRR), que em janeiro deste ano indicou que o Estado reforçasse o contingente de policiais militares e agentes penitenciários para atuarem na segurança e na manutenção e ordem interna do presídio.

À época, o MP, por intermédio da Promotoria de Justiça da Comarca de São Luiz, também solicitou a interdição da Cadeia Pública da Comarca, localizada na região sul do estado. O pedido foi motivado após a Promotoria de Justiça tomar conhecimento de fatos que apontavam risco iminente de invasão da Cadeia Pública de São Luiz, por parte de integrantes de uma facção criminosa.

Segundo o comandante do Comando de Policiamento da Capital (CPC), coronel Paulo Macedo, o reforço iniciou há cerca de um mês. “Estamos executando isso a pedido do MPRR unindo forças com policiais militares da Capital e do interior para reforçar esse policiamento”, disse.

Conforme Macedo, o reforço está diretamente ligado a ameaças de facções criminosas. “Muitos policiais não têm condições de passar mais 15 dias longe da família, por isso trocamos nesse período. O apoio ocorre por conta da ameaça de fugas. Sempre tem a ver com facções criminosas”, frisou.

DECISÃO – Conforme a decisão, proferida no dia 16 de janeiro pelo juízo substituto da comarca, ficava proibida, pelo prazo de 30 dias a contar da data da decisão, a entrada de novos detentos na Cadeia Pública de São Luiz. Atualmente, a unidade prisional acomoda 75 presos dos regimes semiaberto e fechado. (L.G.C)