Polícia

PRF prende homem por tráfico de arma

Um homem foi preso no último fim de semana, pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Pacaraima, fronteira do Brasil com a Venezuela, região norte do Estado. Ele estava em posse de uma pistola da marca Colt, calibre 380, adquirida no país vizinho, quando foi abordado pelos policiais, que encontraram o armamento em sua cintura, além de munições calibre 38 e 380.

Para tentar ludibriar os agentes e escapar da abordagem, o homem tentou se identificar como militar reformado do Exército Brasileiro. Mas, quando solicitada sua identificação funcional, ele disse que não portava naquele momento. Diante da suspeita, foram realizadas pesquisas nos sistemas de dados da PRF para verificar a veracidade da informação de que ele já pertenceu ao quadro de reformados do Exército, porém constatou-se que o argumento era falso.

Os policiais fizeram questionamentos ao suspeito que, sem saída, confessou que usava desse artifício para não ser fiscalizado ou revistado nas ações das instituições de segurança fronteiriças. Indagado sobre onde havia conseguido o armamento, ele também confessou ter comprado a pistola no país vizinho por R$ 1.700,00 e que a intenção era levar para a Capital onde faria a revenda.

Além da arma, uma quantia significativa em dinheiro, cujo valor não foi revelado pela PRF, estava em posse do indivíduo. Ele foi encaminhado à Delegacia da Polícia Federal (PF) em Pacaraima e todo o material que estava com ele também foi apresentado ao delegado, a fim de que as providências legais fossem adotadas.

LEGISLAÇÃO – De acordo com a lei 10.826, que trata do Estatuto do Desarmamento, quem importar, exportar, favorecer a entrada ou saída do território nacional, a qualquer título, de arma de fogo, acessório ou munição, sem autorização da autoridade competente, estará sujeito à pena de reclusão de 4 a 8 anos, e multa. (J.B)