Política

PRTB prioriza proporcionais e apoia Suely para o Governo

Sigla ainda pode apoiar as candidaturas de Ângela Portela (PDT) e Mecias de Jesus (PRB) para o senado Federal

Em entrevista ao Programa Agenda da Semana, na Rádio Folha AM 1020, no domingo, 22, o deputado estadual Gerson Chagas afirmou que o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), do qual é presidente do diretório regional, irá apoiar uma possível candidatura de Suely Campos (PP) à reeleição para o Governo do Estado, em 2018. 

O parlamentar afirmou que o partido se concentra em ocupar mais vagas na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) nas próximas eleições. Quanto à disputa pelas cadeiras do Senado, ele anunciou ainda que o PRTB pode apoiar Ângela Portela (PDT) e Mecias de Jesus (PRB).

Até o mês de agosto, Chagas fazia parte do grupo de deputados de oposição ao Governo do Estado na ALE-RR. Ele afirmou que decidiu compor a base aliada devido à importância que a governadora Suely Campos tem dado execução e incentivo a projetos que ele vem apoiando desde que assumiu o mandato. “Sempre defendi o ensino militar nas escolas da rede pública de ensino. Essa foi uma das bandeiras que a governadora também decidiu apoiar, tanto que criou mais duas unidades”, lembrou.

Outro item destacado por ele como fundamental para o apoio ao Governo do Estado foi a criação de um Procon estadual. “Lutava há anos por isso, tanto que criamos um na ALE, mas que não tem a mesma força que um no Governo do Estado teria. Além disso, tudo ela tem apoiado, como a Segurança Pública com concurso para o aumento de efetivo da Polícia Militar. Ela defendeu nossos interesses, mesmo sendo oposição”, disse.

Ainda segundo Chagas, ele foi chamado diversas vezes para compor a bancada da base aliada na ALE, mas não foi antes por entender que ainda não era o momento.

“Eu sou o vice-presidente da Casa. O presidente, o deputado Jalser Renier [SD] passou por um momento delicado e avaliei que naquele momento não seria ideal eu deixar o bloco de oposição. Mas a situação dele melhorou, então resolvi apoiar a governadora Suely Campos”, declarou.

ELEIÇÕES PROPORCIONAIS – Chagas afirmou que o PRTB é um dos partidos que mais tem filiados em Roraima. “Sempre temos um bom número de candidatos para cargos proporcionais. Já temos em torno de 40 pré-candidatos a deputado estadual. Também estaremos com um número bom de candidatos à Câmara Federal”, frisou.

SENADO – Quanto à disputa ao Senado Federal, o presidente do diretório regional do PRTB destacou que o partido tende a apoiar a atual senadora Ângela Portela (PDT) e Mecias de Jesus (PRB). “Estes são os nomes que provavelmente terão o apoio da governadora Suely Campos. São pessoas íntegras e que não vemos os nomes envolvidos em escândalos”, disse.

REFIS – Quanto aos projetos do governo na ALE, Chagas destacou um para adesão ao Programa de Refinanciamento de Dívidas, o Refis. O objetivo é permitir que o Executivo estadual financie a dívida junto ao Instituto de Previdência do Estado de Roraima (Iper), liberando assim o Governo do Estado para receber recursos e convênios que estão bloqueados devido ao débito.

Outros dois projetos que tramitam na casa são de repactuação de dívidas do Estado com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco do Brasil. “Sendo aprovado, isso vai permitir uma carência de quatro anos. Neste período, o Estado vai economizar cerca de R$ 4 milhões por mês. Isso é muito importante para as finanças, pois em um ano estaremos economizando cerca de R$ 40 milhões que podem ser investidos em outras áreas”, disse.