Política

PT lança candidatura de Lula em RR e discute alianças regionais

O PT ainda é da base de apoio ao governo de Suely Campos, mas não descarta aliança com Telmário Mota

Em entrevista ao programa Agenda da Semana, na Rádio Folha AM 1020, domingo, dia 8, a secretária adjunta nacional de organização do Partido Trabalhista (PT), Juçara Almeida, anunciou a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência da República.

Na ocasião, o secretário Estadual Agrário do PT em Roraima, Flávio Lira, afirmou que a legenda ainda compõe a base aliada da governadora Suely Campos (PP), mas não descarta a possibilidade de apoio à candidatura de Telmário Mota (PTB).

Juçara destacou que o PT não é perfeito, que tem problemas como qualquer outro partido. Apesar de tudo, a legenda se pauta na transformação da vida do povo. A candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva viria para resgatar estes ideais, que segundo ela foram destruídos pelo governo ‘golpista’ do MDB.

“Temos nos pautado na ideia de que a política transforma a vida do povo. Sabemos que depende da política o preço da botija de gás, da gasolina, do pão. É possível voltar a acreditar no Brasil. Essas reformas do governo golpista desmontam estruturalmente o país, como é o caso da emenda constitucional 95 que congela o orçamento por 20 anos. O país vai regredir bastante, voltamos a ter pobreza em índices que já havíamos superado. A candidatura de Lula se coloca nesse contexto, com lastro social e que quer dialogar com todos os brasileiros”, pontuou.

RORAIMA – No cenário político local, o Secretário Estadual Agrário do PT em Roraima, Flávio Lira, afirmou que o partido em nível nacional está em um momento de consolidação de suas políticas de alianças estaduais e em Roraima não seria diferente. Um dos fundadores do partido, Romênio Pereira, esteve em Roraima e cogitou apoio à candidatura de Telmário Mota.

“Não estamos presos a um círculo. Atendendo a essa demanda nacional que o Romênio veio a Roraima para saber quais as possibilidades de aliança. O que nos baliza é primeiro um palanque favorável ao presidente Lula. Nós estamos discutindo com algumas frentes, porque o nosso objetivo central é a retomada do governo federal, das políticas públicas do Governo Lula e Dilma que fizeram bem a Roraima”, afirmou.

Ele frisou que o PT não aceitará apoio do senador Romero Jucá (MDB). “Jucá sempre esteve presente no governo PT, mas orquestrou o golpe. Esse apoio não queremos mais, já tomamos essa vacina. Queremos dizer para toda a população de Roraima, que o pai do golpe está aqui. Um dos nossos compromissos é derrotar o pai do golpe. Ele não voltará. Não há essa possibilidade. O presidente Lula está interessado em fazer políticas pelo bem do Brasil e não para o mal, não vamos retroceder”, finalizou.