Cotidiano

Paciente denuncia falta de material para realização de exames de ultrassonografia

Uma paciente do Centro de Referência da Saúde da Mulher (CRSM), anexo ao Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN), denunciou que a unidade paralisou a marcação e realização de exames de ultrassonografia por falta de filme, material utilizado para a geração das imagens do feto, na manhã de ontem, 8. Conforme o comunicado feito pela direção da unidade, a previsão é que os exames voltem a ser feitos no início de março.

Diante do caso, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) informou que, em razão do baixo suporte das prefeituras para a realização do exame de ultrassonografia, a rede estadual ficou sobrecarregada e, para não comprometer o atendimento aos pacientes de maior complexidade, os exames estão sendo priorizados aos pacientes internados e/ou em estado mais grave.

A nota explicou que, pela demanda acima do previsto no início de 2017, a Sesau já começou a providenciar a ampliação imediata do estoque de filmes de ultrassom para os hospitais e unidades de atendimento especializado, como o Centro de Referência e a Clínica Especializada Coronel Mota. “A aquisição deve ocorrer ainda nesta semana, normalizando a realização do exame”, frisou.

Em relação aos postos de saúde da Capital, a Sesau explicou que o Estado não recusa a realização dos exames para pacientes que deveriam ser atendidos pelas Unidades de Atenção Básica, contudo, “em alguns momentos precisam ser priorizados os casos mais urgentes, que são a responsabilidade da gestão estadual”. (A.G.G)