Cotidiano

Pacientes denunciam falta de dentistas em posto de saúde

Pessoas que necessitam de atendimento odontológico denunciaram à Folha que estão sem conseguir marcar consulta no Posto de Saúde do bairro São Vicente, na zona Sul da Capital, porque a unidade possui apenas um profissional da área de saúde bucal, o que é insuficiente para atender a demanda. 

A dona de casa Suzi Pereira afirmou que por várias vezes tentou marcar uma consulta para a filha pequena, mas em vão. “Já tentei vagas, mas tem que vir cedo e, como tenho crianças em casa, não tenho como. São apenas cinco vagas, tem que chegar aqui 5 horas da manhã e, às vezes, não se consegue”, disse.

A mesma situação ocorre com a dona de casa Raissa Vieira. “Só tem um dentista aqui. Só consegue se vir bem cedo e, para quem tem criança pequena, fica difícil. Eu já cheguei chorando com dor de dente e fiquei o dia todo esperando atendimento, mas falaram que tinha que esperar porque não tinha vaga e havia outras pessoas mais necessitadas”, disse.

Outro paciente, que preferiu não se identificar, afirmou que o posto não tem como atender a população com apenas um dentista. “A saúde é um direito da população, e o posto não atende a população com apenas um dentista. Tem que haver mais contratação desses profissionais. É comum as pessoas irem lá e não haver vaga”, frisou.

PREFEITURA – Em nota, a Prefeitura de Boa Vista esclarece que a Unidade Básica de Saúde do São Vicente dispõe de dois profissionais cirurgião-dentista, que trabalham com carga horária de 20h, e os atendimentos são realizados pela manhã e à tarde.

“Nas 18 unidades que possuem consultório odontológico, todos os profissionais trabalham 20h semanais, com horário das 8h às 12h e das 14h às 18h. Ressaltamos que cada consultório comporta dois dentistas, sendo um em cada horário”, frisou.

Informou ainda que, por enquanto, não tem previsão de contratação destes profissionais, porém está realizando estudo de impacto financeiro e pretende implantar mais consultórios odontológicos nas unidades novas que ainda estão em construção. (L.G.C)