Cotidiano

Pacientes reclamam das condições das ambulâncias do Samu da Capital

Sindicato dos Condutores de Ambulância confirma denúncia e diz que tem participado de audiências para tentar resolver os problemas

Famílias de pacientes procuraram a Folha para denunciar as condições das ambulâncias do Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). 

Entre os principais problemas, apontaram o não funcionamento do ar-condicionado e problemas mecânicos que provocam cheiro forte de óleo diesel. Uma mulher que sofreu um acidente de moto há duas semanas, quando foi atendida pelo Samu, disse que as condições dos veículos eram precárias.

Ela disse que não tinha nenhuma reclamação em relação ao atendimento prestado pelos socorristas, e sim às condições da ambulância. “Eu me solidarizei com os profissionais. O veículo cheira a óleo diesel queimado e é muito quente. Tem pouca ventilação dentro da ambulância e o ar-condicionado não funcionava. Vi muitas coisas quebradas e improvisadas no interior da ambulância. Achei um grande descaso e falta de cuidado da administração municipal que coloca carros nesta situação para realizar um serviço tão importante, que é salvar vidas”, disse.

Conforme o presidente do Sindicato dos Condutores de Ambulância do Estado de Roraima (Sindconam-RR), Robson Avelino, a população tem razão em denunciar, pois as condições das ambulâncias do Samu de Boa Vista estão precárias e que, além do desconforto, coloca em risco o atendimento, pois sem climatização as medicações ficam comprometidas.

Ele afirmou que o Sindconam tem participado de audiências públicas em relação ao assunto em âmbito nacional, a fim de solucionar os problemas que são graves e muitas vezes colocam a vida dos pacientes em um risco maior. Os condutores já receberam orientação para estacionar os veículos em suas respectivas bases e não fazerem atendimento.

“Temos buscado solução para este problema com afinco, temos orientado os condutores e damos total razão à população que realmente não deve aceitar essa falta de compromisso do poder público”, disse o presidente. Ele avaliou que a população que depende do atendimento está sofrendo transtornos. “Com ambulâncias em péssimas condições, não temos como atender como preconiza o Ministério da Saúde. Aqueles que precisam de atendimento não estão recebendo uma boa resposta e nenhum tipo de conforto”, frisou.

PREFEITURA – A Prefeitura de Boa Vista esclareceu que o Samu conta com três viaturas em funcionamento, sendo duas de suporte básico de vida e uma de suporte avançado. Frisou que a Capital possui o número de ambulâncias preconizado pelo Ministério da Saúde. “Recentemente foi anunciada a aquisição de mais duas ambulâncias que renovarão a frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Os veículos foram adquiridos por meio de doação do Ministério da Saúde, articulada pelo senador Romero Jucá”, destacou.

Informou que o Samu/BV atende, em média, 450 ocorrências por mês, sendo 46% acidentes de trânsito, 35% casos clínicos e 19% outros tipos de traumas, como quedas e queimaduras. Frisou que a média é de 15 ocorrências por dia, sendo os acidentes de trânsito os mais comuns. “É importante ressaltar que o estado físico e de funcionamento de uma ambulância é diretamente afetado pela rotina intensa de uso. Todas as unidades do Samu passam por manutenções preventivas mensalmente, além das manutenções corretivas, quando necessário”, diz a nota, complementando que a condição do ar-condicionado já está sendo solucionada. (E.S)