Cotidiano

Pacientes reclamam de demora em marcar consulta com neurologista através do SUS

Pacientes que precisam de consulta com neurologista procuraram a Folha para reclamar da dificuldade em conseguir vaga. Por ser a única unidade que realiza esse tipo de atendimento através do Sistema Único de Saúde (SUS), dizem que o tempo de espera no Hospital Coronel Mota ultrapassa aos 30 dias.

Conforme o motorista Antônio de Oliveira, residente na cidade de Uiramutã, ele passou mais de trinta dias tendo gastos financeiros na capital até conseguir uma vaga para consulta.

“Por várias vezes pedi socorro à direção do hospital para resolver meu problema. Sou do interior e não tenho mais dinheiro para gastar na capital em busca de resolver esse problema. Sofri um acidente em dezembro de 2017, preciso urgentemente dessa consulta. Perdi o movimento do braço direito e mesmo assim foram mais de 30 dias para conseguir. Acho que só consegui porque ameacei chamar a imprensa”, declarou.

O motorista também estava irresignado com o tempo que transcorrerá entre a marcação e a consulta. “Agora serão mais quinze dias. Estou com um dos membros superiores atrofiados. Tenho família, ela depende de mim e estou impossibilitado de trabalhar”, relatou indignado.

SESAU – Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) informou que a dificuldade para agendamento de consulta com neurologista na Clínica Especializada Coronel Mota (CECM) se deve ao fato de existirem apenas três especialistas na área para atenderem a população de todo o Estado, escassez que afeta tanto a rede pública, quanto a privada.

“O Governo do Estado tem buscado sanar esta deficiência articulando a vinda de profissionais de outros Estados, o que deve ocorrer em breve”, disse.

Conforme a Secretaria, o agendamento dna unidade é feito considerando a situação de cada paciente. Nos casos graves, o prazo é de até 30 dias; os casos prioritários recebem atendimento no prazo máximo de 60 dias; e casos menos urgentes são agendados em até 90 dias.

“Estas datas são apenas uma referência, mas, na maioria dos casos, as consultas são agendadas em um período inferior”, justificou.

O órgão complementa ainda ressaltando que a Direção da unidade está sempre à disposição de todos os pacientes, para verificar a situação e atendê-lo o mais breve possível.