Cotidiano

Pacientes são atendidos de forma improvisada no corredor do hospital

Teto de sala de atendimento infiltrou após chuva do final de semana

Após a forte chuva que atingiu a Capital no último final de semana, o teto do Pronto Atendimento Cosme e Silva, na Rua Delman Veras, no bairro Pintolândia, zona oeste da Capital, infiltrou e a sala onde a população costumava ser atendida foi interditada. O problema tem prejudicado os pacientes, que reclamam da falta de estrutura e do forte calor na área improvisada.

A Folha foi até a Unidade de Saúde e constatou que, no corredor da triagem, não possui ar-condicionado e, além disso, bancos de madeira foram colocados no corredor para atender a demanda. Na unidade são realizados exames laboratoriais e de raio-x, além de nebulização, esterilização, sutura e curativo.

A paciente Solange Souza, de 34 anos, precisou sair do local para aguardar pelo atendimento. “Está muito quente lá dentro e muito apertado, não tem como suportar. Sou hipertensa e cheguei aqui com a pressão alta. Quase desmaiei de tanto calor”, comentou.

Um servidor público, que preferiu anonimato, disse que a sala de atendimento foi interditada após a chuva do final de semana. “Os funcionários disseram que parte do telhado foi danificada e a água da chuva alagou tudo. Além disso, me informaram que a sala ficaria interditada por 24 horas para a realização dos reparos, mas até hoje nada foi feito”, acrescentou.

Segundo ele, o problema tem afetado os pacientes da unidade de saúde. “É sempre negativo quando algo é feito de forma improvisada, principalmente quando as condições são precárias, como é o caso do Cosme e Silva. Além da superlotação, o local improvisado faz um calor que tem incomodado a todos, inclusive os servidores”, relatou.

OUTRO LADO – Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) informou que um conserto já foi feito na área afetada. “Como a paralisação dos serviços na unidade traria prejuízos à população, a recepção da unidade foi transferida para um local improvisado até que a equipe tenha certeza de que não ocorrerão novas infiltrações no local. Lamentamos os eventuais transtornos, mas este contratempo foi inevitável”, informou.

De acordo com o governo de Roraima, toda a recepção do Pronto Atendimento Cosme e Silva será reformada. “Houve um crescimento significativo na demanda nos últimos anos e nenhuma reforma de ampliação foi realizada. Já temos o recurso garantido para aplicar na reforma e no momento estamos elaborando o projeto”, diz a nota. (B.B)