Cotidiano

Pacientes se queixam de demora no atendimento

Entre as principais reclamações está a superlotação e falta de médicos disponíveis

Usuários da rede estadual de saúde entraram em contato com a Folha para denunciar o tempo de espera nas filas para atendimento no Policlínica Cosme e Silva, localizada no bairro Pintolândia.

Segundo um acompanhante de paciente que preferiu não se identificar, a demora para o atendimento ultrapassou cinco horas. “Minha esposa está passando mal, tendo dores e vômitos devido uma infecção e não foi atendida, passamos mais de cinco horas na fila, e no local haviam mais de cem pessoas esperando pelo atendimento” relatou.

Entre as principais reclamações está a  superlotação e falta de médicos disponíveis. “Não tem nenhuma explicação, a informação é que tem apenas quatro médicos para cem pacientes na fila de espera” disse.

Outro lado – A Secretaria Estadual de Saúde informou que a Policlínica Cosme e Silva, localizada no bairro Pintolândia, é voltada para os casos de urgência e emergência. No entanto, dos mais de 700 atendimentos por dia, até 80% são pessoas que não estão em situações graves e, por isso, deveriam procurar inicialmente os postos de saúde.

“Apesar de haver unidades básicas (postos de saúde) nas proximidades, a população, principalmente da zona Oeste, prefere se dirigir ao Cosme e Silva, onde tem a garantia de uma assistência de qualidade. O local não recusa atendimento a quem quer que seja, mas precisa priorizar os casos mais graves, que é a obrigação do Estado” informou a nota.