Cotidiano

Pacientes se queixam de demora no atendimento de exames laboratoriais

Unidades básicas de saúde deixaram de colher os exames, que agora são feitos em laboratórios conveniados

Usuários da rede municipal de saúde entraram em contato com a Folha para denunciar o tempo de espera nas filas para a realização de exames laboratoriais. Em algumas situações, os pacientes esperam mais de uma hora na fila.

De acordo com uma usuária, que pediu para não ser identificada, a rede pública municipal de saúde direcionou todos os serviços de exames para laboratórios privados. Porém, esses estabelecimentos não estão conseguindo atender a demanda de pacientes, o que gera a demora no atendimento e na coleta de amostra para análise. “Esse problema já ocorre há quase dois anos. Por sorte, eu nem preciso tanto desse tipo de serviço, no entanto, está cada vez mais complicado para os demais usuários, visto que os laboratórios estão ficando superlotados”, relatou.

No caso da denunciante, o encaminhamento para a realização de exame foi direcionado para um laboratório no Centro de Boa Vista. A reportagem da Folha foi até o local para conversar com outros usuários sobre o problema e alguns deles confirmaram que as queixas mais comuns giram em torno da espera pelo atendimento para as coletas.

“Sou funcionária pública federal e atualmente resido na região sul do Estado. Como aqui na capital o atendimento médico é muito melhor, vez ou outra venho para cá. De fato, às vezes, o tempo de espera para ser atendido é muito complicado. Eu, por exemplo, cheguei às 07 horas e só consegui sair daqui com todo o procedimento concluído uma hora depois. É muito tempo para um procedimento simples”, comentou Guinorá Costa, 53 anos.

A reportagem da Folha também conversou com a direção do laboratório, que admitiu que o crescimento no número de atendimento tem contribuído, de alguma forma, para a demora na realização dos procedimentos de atendimento e coleta de exames, mas que, apesar disso, o tempo de espera é de até 20 minutos.

“Antigamente, os serviços de exames laboratoriais eram realizados nas unidades básicas de saúde e somente os casos mais complexos, como exames hormonais, eram encaminhados para laboratórios particulares. No entanto, desde que as UBSs deixaram de fazer esse serviço, os laboratórios conveniados com a rede pública passaram suprir essa demanda, mas infelizmente apenas dois laboratórios atendem todas as macroáreas da Capital”, informou a diretora técnica do laboratório, Rosinalda Antony.

Ainda segundo a diretora técnica, antes da decisão que eximiu a obrigação das UBSs na coleta de exames laboratoriais, a empresa realizava em média cerca de 120 atendimentos por dia e, com a mudança, esse número mais que triplicou, chegando a quase 450 atendimentos diários.

“Fica complicado dar conta de tanta gente, mas ainda assim o tempo de espera é razoável. Já conversamos com a Prefeitura de Boa Vista sobre essa questão e a recomendação é que, por exemplo, de 100 usuários, pelo menos 50 sejam encaminhados para cá, o que já daria para suprir a necessidade da Capital”, destacou.   

OUTRO LADO – Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou que possui dois laboratórios credenciados para atender a demanda das unidades de saúde e que a chamada para credenciamento de novos laboratórios ainda está em aberto.

Conforme a Secretaria, já existe um projeto em fase de estruturação com foco na melhoria da qualidade do acesso dos usuários aos exames. A ideia é ampliar a rede com postos de coleta em todas as oito macro áreas do município. “Com isso, o usuário não precisará se deslocar até uma unidade prestadora de serviço, o que diminuirá as filas e oferecerá maior conforto à população”, concluiu. (M.L)