Cotidiano

Pai passa os ensinamentos da música para o filho desde bebê

Artur Sampaio quer ter o perfil do pai moderno, não apenas ajudar em casa, mas dividir em igual as tarefas com a esposa Lorrainy Bittencourt de cuidar do pequeno Augusto Sampaio, de 7 meses. Com apenas um ano de namoro, Artur e Lorrainy descobriram que seriam pais de primeira viagem. “ A partir daí toda a minha vida mudou, e quando o Augusto nasceu eu mudei como pessoa”, relata.

Segundo ele, a paternidade é uma mudança na vida de uma pessoa. Ele é capaz de transformar um menino em um homem. “A nossa vida não é mais só nossa. Ela passa a ser dedicada a outro ser humano, eu passei a me cuidar mais, a ter mais foco na vida, a cumprir melhor meus compromissos, a construir mais rápido os seus sonhos, a responsabilidade é outra”, explica. 

Uma das suas principais preocupações como pai, é participar ativamente da criação do Augusto. Não como antigamente, onde os pais e mães não dividiam as tarefas, era comum o homem sustentar a casa enquanto a mulher cuidava dos filhos em casa. “Hoje não dá e nem pode ser assim, queremos uma criação conjunta e eu simplesmente não quero apenas ‘ajudar’. Por muitos anos, cuidar da criança era papel apenas da mulher, eu fui criado dessa maneira, mas não queremos repetir essa criação”, diz.

Cuidar do bebê, dar banho, trocar fraldas, são tarefas divididas em igual. “Quero ser um exemplo para o meu filho, além de tudo, quero ser um amigo. Imagino que daqui há alguns anos, seremos amigos para conversar livremente sobre qualquer assunto, sem tabus. Eu divido as tarefas em igual, e não acho difícil, mas trabalhoso, é preciso ter muita atenção” ,ressalta.

Uma das paixões de Artur é a música. Atualmente, ele é baixista da banda ‘BudRock’ que faz apresentações esporádicas na capital. Logo, os ensinamentos musicais de Augusto começaram ainda cedo. “A melhor sensação é pegar o violão e observar ele me olhando, se ele tiver muito agitado, se acalma, fica encantando, adora a música”, reforça. Por isso, ele resolveu matricular Augusto em uma aula musical especificamente para bebês.

“Sei que a música é primordial no desenvolvimento das crianças, e isso nós já conseguimos observar no Augusto. A música sempre fez parte da minha vida e me guiou em vários momentos, então, quero que ele, desde cedo, tenha esse contato”, reforçou.

Para o pai de Augusto, não existe jeito certo de cuidar dos filhos, mas cuidado e amor são primordiais para uma boa criação. “Não existe receita certa, há quem queira dizer quais são as formas corretas de cuidar de um filho, mas paternidade para mim é acima de tudo amor”, finalizou.